Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Em Juruti, Sedeme apresenta a comunidades programa que leva energia para áreas rurais 

Por Igor Nascimento (SEDEME)
29/06/2022 20h05

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) foi até Juruti, no Oeste do Estado, no dia 18 de junho, para apresentar a comunidades de locais o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que leva energia elétrica a localidades que ainda não dispõem do serviço ou que precisam de ampliação. 

Com a execução das obras operacionalizadas pela concessionária de energia do Estado, um dos objetivos do programa é garantir energia elétrica de qualidade aos empreendimentos para que possam dar andamento às suas atividades, gerando emprego e renda, e aos demais membros das comunidades dos municípios paraenses.

Obras autorizadas

Em 2020, a Sedeme contemplou Juruti com o Programa, com a autorização de obras de instalação de sistemas de energia em sete comunidades do município (Vila Nova, Paraíso, São Jerônimo, Salmora, Santa Maria, Areial I, II e III), e incluindo também postos de saúde, escolas e área de produção de hortaliças. À época, os investimentos nos serviços autorizados foram orçados em R$ 1,7 milhão. 

Em maio 2022, novas obras foram autorizadas para novas comunidades do município, ampliando os serviços autorizados em 2020, com instalação de Redes de Distribuição Rural (RDR) para atender as comunidades Paraense, Santo Antônio e São João da Mataria, com a construção de 25,33 km de rede bifásica e instalação de 25 transformadores, para atender 100 beneficiados, com investimentos no valor de R$ 1,5 milhão. 

No total, todas as obras, que já estão em execução, beneficiarão 524 famílias no município, porém o quantitativo de beneficiários poderá aumentar conforme as obras forem concluídas e outras comunidades puderem ser atendidas. 

“Estivemos aqui ainda em 2020, verificando as necessidades da implantação de redes de energia nessas comunidades e desta vez estivemos no município para o passo a passo do programa e verificar o andamento das obras que já estão ocorrendo. Já estamos na fase de execução das obras de 2020, mas poderemos ter novas obras em outras comunidades a partir da solicitação da prefeitura e da constatação da Sedeme da necessidade dos serviços. Sabemos que essas obras são muito importantes para os produtores rurais, beneficiando centenas de pessoas, gerando qualidade de vida e também para que eles possam alavancar a geração de emprego e renda, que é o objetivo do Programa de Inclusão Socioeconômica”, explicou Aldenor Netto, coordenador de Infraestrutura da Sedeme. 

A prefeita de Juruti, Lucídia Benitah, que esteve presente no evento que reuniu representantes de diversas comunidades, agradeceu ao governador do Estado, Helder Barbalho, pela execução das obras de energia elétrica via Sedeme. 

Sobre o PIS

Gerenciado pela Sedeme, o Programa de Inclusão Socioeconômica viabiliza a execução de projetos de energia elétrica e interesse social no Pará. As ações são executadas pela Equatorial Energia, por meio de um Termo de Compromisso, que garante um fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social que ainda carecem do serviço.

Menos burocrático do que o Programa Luz para Todos, do Governo Federal, o Programa de Inclusão Socioeconômica, do Governo do Pará, permite que a gestão estadual consiga chegar com as obras em localidades em que o governo federal não consegue alcançar. Desde 2019, já foram autorizadas 83 obras por todo o Pará. 

A previsão para a conclusão das obras autorizadas em Juruti é outubro de 2022.