Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Estado entrega escritório da Emater em Parauapebas e veículos para unidades na região de Carajás

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2022 20h33

O prédio reconstruído do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) em Parauapebas foi reinaugurado nesta quarta-feira (29) pelo governador Hélder Barbalho e pelo presidente da pasta estadual, Rosival Possidônio. A equipe local, que atende 400 famílias agricultoras, ainda recebeu um veículo para reforçar as atividades de extensão rural, assim como também foram contemplados, com uma caminhonete cada, os escritórios de Breu Branco, Itupiranga e Rondon do Pará, na região de integração do Carajás.

"Hoje trouxemos um conjunto de investimentos de infraestrutura, de educação, máquinas para a produção rural, como a entrega de carros para Emater para fortalecer a assistência técnica junto os agricultores da região, e vamos continuar trabalhando", afirmou o chefe do Poder Executivo.

O prédio teve reconstruídos o telhado, o piso, recebeu serviço de pintura nas áreas internas e externas, ampliação de muro, instalação de calçada com acessibilidade, e ganhou, ainda, mobiliário novo, como mesas, cadeiras e armários.

"Estamos trabalhando para melhorar nossas condições de prestação de serviços especializados, e com isso, ampliar o atendimento ao nosso público-alvo: os agricultores familiares", destacou o titular da Emater, Rosival Possidônio.  

"Trabalhamos com a cadeia da hortifruticultura e a Emater tem um papel fundamental para nossa cooperativa com a elaboração e emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar que nos possibilita acessar políticas públicas", ressaltou Mauro Melo da Silva, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da Região de Carajás (COOPER).

Milton Zimmer, secretário municipal de Produção Rural de Parauapebas destaca "o bom resultado da parceria entre a secretaria e a Emater que contribui para o fortalecimento da produção rural e, através do crédito rural, avançamos em prol da agricultura familiar no município".

O escritório local de Rondon do Pará atende 400 famílias;  o de Itupiranga, assiste 820 famílias; e o de Breu Branco, atende 570 famílias, entre as quais a família de João de Aguiar Bezerra, 63 anos, que se dedica à agricultura, à cultura da pimenta-do-reino, do cacau, do açaí, e da banana, em sua propriedade na comunidade Pitinga, distante 44 km da sede de Breu Branco. "Os técnicos da Emater sempre nos ajudaram com orientação das cadeias, visitando a propriedade,  tirando dúvidas sobre plantio, sobre irrigação, além de que tivemos a Dap/Pronaf emitida pelo escritório local e ainda acesso ao crédito rural", contou seu João.

Rondon do Pará também foi contemplado com uma pá-carregadeira, para estimular a produção agrícola local, fruto de emenda parlamentar da deputada federal Elcione. "Mais uma vez estamos recebendo a presença do Estado em nosso município com diversos benefícios, como a pá-carregadeira, fruto da articulação da deputada Elcione, além de veículo para a equipe local da Emater, entre outros" disse a prefeita Adriana Andrade.

Ainda no município de Rondon do Pará, o governador esteve reunido com representantes do setor agrícola e da Defensoria Pública do Estado (DPE). "Como Associação Agropecuária, fizemos um intenso trabalho junto ao Governo do Estado em prol da nossa agricultura e tivemos nosso pleito atendido pelo governador para o desenvolvimento do agro", avaliou Cristina Malcher, diretora da Associação.

Os quatro municípios integram o Escritório Regional de Marabá, responsável pela assistência de 10.200 famílias agricultoras, cujo carro-chefe é a produção rural a partir da bovinocultura de leite e de corte.

Texto: Paula Portilho (Ascom Emater)