Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Santa Casa vai implantar Central de Misturas de Medicamentos

O objetivo é que o funcionamento do espaço garanta mais segurança e economia no uso de medicamentos destinados aos pacientes internados

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 20h57

Com foco em reduzir o desperdício de medicamentos fundamentais para a assistência dos pacientes hospitalizados e também garantir mais segurança no seu uso para o paciente, a Fundação Santa Casa do Pará (FSCMP) vai implantar, no mês de agosto, a Central de Manipulação de Misturas Intravenosas. Inicialmente serão preparadas no espaço as doses individualizadas de antibióticos para os recém nascidos atendidos nas Unidades de Tratamento Intensivo ( UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) do setor neonatologia do hospital, como explica a farmacêutica clínica Haila Vieira.

A Central de Misturas de Medicamentos vai atender inicialmente os bebês internados nas UTIs e UCIs da Santa Casa“A partir do início do funcionamento da central, todos os medicamentos injetáveis, inicialmente os antimicrobianos, que forem prescritos para a neonatologia terão suas doses individualizadas pelo farmacêutico, que receberá a prescrição médica e após sua validação, liberará para o preparo das doses individualizadas. Desse modo, a Santa Casa aumenta o nível de segurança no uso do medicamento e fortalece a fármacoeconomia, garantindo melhor utilização dos recursos financeiros, através da redução do desperdício”, enfatiza Haila.

O uso racional de medicamentos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, prevê o cuidado desde a prescrição até o uso de doses adequadas às necessidades individuais do paciente, por um período adequado e com um menor custo para o paciente, individualmente, e para a comunidade.

Nos últimos anos, a falta de insumos para a produção de medicamentos, produzidos pela China e Índia, somada a pandemia de Covid-19 e a dificuldade de compras pelo Ministério da Saúde tem sido alguns dos motivos indicados por órgãos de saúde para a ocorrência de situações de desabastecimento, registradas em estabelecimentos de saúde ou até farmácias do Brasil e outros países.

Ações como a de criação da Central de Misturas Intravenosas contribuem com a economia, segurança e racionalidade no uso de medicamentos, sendo este um dos projetos estratégicos da Santa Casa para o ano de 2022. A Instituição tem focado suas ações na elaboração de projetos estratégicos que fortaleçam o cuidado efetivo, especializado e multiprofissional aos pacientes, promovendo saúde, recuperação e qualidade de vida.

“O processo que envolve o uso dos medicamentos exige uma interligação de toda equipe de saúde, principalmente quando falamos de pacientes neonatos que possuem maiores riscos de sofrerem eventos adversos, devido sua imaturidade orgânica. O fracionamento das doses dos medicamentos injetáveis em um ambiente adequado, com técnicas corretas e supervisionado por profissional capacitado demonstra o compromisso na implementação de ações que visam a melhoria contínua e a redução da ocorrência de erros relacionados ao preparo e uso inadequados dos medicamentos utilizados pela via parenteral”, detalha Haila Vieira.

Além de promover o uso adequado do medicamento, reduzir a possibilidade de erros e da resistência microbiana após o efetivo funcionamento da central de misturas, haverá uma economia significativa com a redução do desperdício de medicamentos com pouca estabilidade que antes eram desprezados nas áreas assistenciais e agora serão utilizados de maneira racional na central de manipulação.

A médica neonatologista Salma Saraty, que coordena o setor de neonatologia da Santa Casa ressalta a importância da medida para os mais de mil pacientes atendidos pelo setor anualmente.

“Essa mudança é muito importante para a assistência neonatal, principalmente se a gente focar na segurança do paciente, que aumentará com a individualização das doses, que já vão sair de lá com o nome do paciente, reduzindo ainda mais possíveis riscos de erros de administração e também de infecções, já que a manipulação será feita na central em um ambiente controlado. Além disso, com o fracionamento pelo farmacêutico na central, cada ampola de medicamento será aproveitada da melhor forma para que não haja desperdício, nem falta do medicamento para os pacientes”, ressalta a médica.

Intalações da Central em fase de finalizaçãoA Central de Misturas de Medicamentos da Santa Casa está em fase de conclusão das instalações. O espaço terá áreas como a de paramentação, produção e central de qualidade e vai funcionar com 7 funcionários por plantão durante 24 horas, inicialmente para atender os recém-nascidos internados no setor de neonatologia, mas com previsão de ser ampliado para outros setores hospitalares.

Texto: Etiene Andrade - Ascom Santa Casa