Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E ECONOMIA

Voo Belém-Salinas marca novo ciclo de desenvolvimento turístico no nordeste paraense

Após reestruturar o aeroporto, o governo do Estado amplia o acesso ao município da costa atlântica, com apoio da Infraero e parceria da companhia Azul

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 15h47

Aeronave da Azul em procedimento do voo inaugural da linha entre Belém e Salinópolis Partiu na tarde desta quinta-feira (30), do Aeroporto Internacional de Belém, o voo inaugural da rota Belém-Salinas, operado pela companhia Azul Linhas Aéreas. Uma das prioridades do Governo do Pará para o desenvolvimento do turismo na região nordeste, o município de Salinópolis, que possui algumas das melhores opções de praias oceânicas para veraneio, descanso e lazer para turistas domésticos e nacionais, dispõe agora de voos com saída de Belém em quatro dias da semana: domingo, as 14 h; terça-feira, as 14 h; quinta-feira, as 13 h, e ainda um voo no sábado, as 07 h. Os interessados podem compra r passagem diretamente no site da companhia aérea.

“Nós viemos trabalhando nisso há bastante tempo. Salinas é um destino turístico no nosso estado que todos conhecem, sabem da importância para o turismo no Pará, e também entendem como a cidade vem crescendo bastante a partir dessa atividade, gerando emprego, oportunidades e renda para a população local. Nós queremos que Salinas posse ser mais acessível para o turista nacional e internacional. E, com isso, a disponibilidade de voo pra lá, partindo do Aeroporto de Belém, conecta Salinas com o mundo”, ressaltou o secretário de Estado de Turismo , André Dias.

Secretário André Dias (c) consolidando a parceria com a Azul e a Infraero que garantiu a nova linha aérea

Garantir acessibilidade ao turista é fundamental para oferecer atratividade e competitividade ao Pará no segmento turístico, além de estimular mercados relacionados, como hotelaria e gastronomia. Com o voo, o trabalho da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é incluir o aeroporto de Salinas na rota de várias companhias aéreas. Uma meta do governador do Pará, Helder Barbalho, desde quando era ministro da Integração Nacional. 

“É mais um município atendido pela Azul com modelo de aeronave Cessna Grand Caravan ,com capacidade para nove passageiros. Estamos muito felizes. Afinal, chegamos a 18 cidades atendidas aqui no Pará, com o apoio do governo do Estado, que tem sido fantástico, com secretarias envolvidas. Tudo isso nos fez criar essa rota, que com certeza vai ser bem interessante. Eu sempre falo que não estamos ligando Salinópolis a Belém, mas estamos ligando Salinópolis ao Brasil e ao mundo”, afirmou Ronaldo Veras, assessor especial da presidência da Azul.

Turismo - O município de Salinópolis fica a cerca de 220 quilômetros de Belém, na costa atlântica paraense. Mais conhecido como Salinas, é o destino de veraneio favorito dos belenenses – em feriados e meses de férias as rodovias de acesso ficam congestionadas. Hotéis, pousadas e bares concentram-se na orla central e na Praia do Atalaia, a mais frequentada. As principais vocações econômicas do município são o turismo e a pesca.

Para o empresário Thiago Nascimento, o acesso por via aérea era uma necessidade, tanto no âmbito do lazer como no campo dos negócios. “Estava muito em falta. É um destino com belezas naturais enormes, e que já conta com uma boa infraestrutura para atender o turista, mas o voo realmente era o nosso ponto fraco. Agora, temos as melhores expectativas para o destino com a venda de passagens aéreas. A região toda será beneficiada”, garantiu o empresário, ao embarcar na aeronave para o primeiro voo.

A cirurgiã plástica Lastenia Menezes destacou a espera por esse momento. “Toda a população paraense aguardava há muito tempo essa oportunidade de encurtar o tempo de viagem para Salinas, nosso polo de turismo mais conhecido. Poder chegar e voltar rápido, sem engarrafamentos, dá mais tempo para aproveitar as belas praias no veraneio”, disse ela, que também aproveitou o voo inicial.

Estratégia - O Decreto Estadual nº 1.840, de 03 de setembro de 2021, estabelece incentivos e condições para promover a expansão da malha aérea no Pará, integrando muitos municípios e levando mobilidade, desenvolvimento e prosperidade ao interior. O decreto determina as condições mínimas necessárias para o atingimento progressivo de reduções da base de cálculo no ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) sobre os abastecimentos de aeronaves no Estado, à medida que as companhias aéreas ampliam suas operações no território paraense.

O superintendente da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária) em Belém, Fábio Rodrigues, também destacou a importância da ampliação da malha aérea regional. “Essa operação foi tratada internamente por nós com muito carinho, desde as primeiras negociações com o governo do Estado e a Azul. Nosso papel era dar suporte, apoiar a iniciativa e orientar sobre os desafios da infraestrutura aeroportuária. Temos a certeza que Salinas vai passar a compor o calendário turístico do turista nacional e até do estrangeiro, com capacidade operacional de receber esse visitante de forma adequada”, concluiu.

Nova estrutura - A nova pista do Aeroporto de Salinópolis tem 1,9 quilômetro de extensão, o que permite pouso e decolagem de aeronaves com até 60 passageiros. Após dez anos interditado, o aeroporto também recebeu melhorias em todo o terminal de passageiros, que inclui sala de espera, banheiros, lanchonete, balcão de informações, salas administrativas, embarque, desembarque e outras dependências.

As alterações foram feitas para atender à nova regulamentação da Infraero, que entrou em vigor em setembro de 2019. Após ser entregue pelo Governo do Pará em julho do ano passado, o Aeroporto de Salinópolis foi liberado para voos comerciais pela Portaria nº 6.645, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto se somou a outras obras e serviços realizados pelo Governo do Estado, como as PA-124, PA-324 com intercessão na BR-316 e a PA-444, bem como a duplicação da ponte sobre o Rio Sampaio.

 Texto: Israel Pegado - Ascom/Setur