Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Mais de 1.700 cadeiras serão instaladas no Novo Mangueirão

As obras do Novo Mangueirão alcançam a marca dos 77% de serviços executados

Por Governo do Pará (SECOM)
30/06/2022 21h34

As obras de reconstrução e ampliação do Novo Mangueirão alcançaram a marca de 77% dos serviços executados, com mais de 1.200 homens trabalhando em três turnos. Atualmente, a obra está com diversas frentes de trabalho tanto na área interna quanto externa - que compreende todo o complexo esportivo, o qual estão sendo realizados serviços de drenagem e, posteriormente, a pavimentação em todo o entorno do estádio. O secretário de Obras do Estado, Ruy Cabral, destaca o avanço das obras. 

“O cronograma já atinge os 77% de obra com todas as frentes de serviços em andamento, algumas já chegando na última fase e outras iniciando agora, mas uma previsão normal que deve se transcorrer até dentro do que foi previsto se estendendo até o complexo esportivo e administrativo onde está o DETRAN, SEEL, BRT e o Mangueirinho. Entramos no momento final de construção das novas rampas, trabalhando na recuperação e executando toda a terapia estrutural, principalmente, na laje de cobertura onde nós tivemos os incidentes de desplacamento. Além disso, já assentamos cerca de 900 cadeiras e estão chegando mais, o qual, hoje, recebemos uma nova remessa que deverá ser assentada ao longo dos próximos dias”, pontuou o titular da SEDOP.

De um total de 50 mil que serão instaladas, já foram colocadas 880 entre o nível da arquibancada e no nível das cadeiras, todas redobráveis e com encosto. Nesta sexta-feira (1º), mais 846 unidades chegaram para serem posicionadas. 

As frentes de trabalho estão executando serviços em quatro quadrantes em todo o complexo, como na parte da fundação, superestrutura, pavimentação e fechamentos com serviços de alvenaria, chapisco e reboco, assentamento de piso cerâmico nos ambientes, aplicação de vidro temperados, finalização das lajes steel deck das bilheterias, pinturas entre outros serviços. 

“Já entramos em alguns setores na fase do acabamento e toda a parte estrutural está sendo reavaliada, algumas já em fase de conclusão, principalmente as partes mais afetadas. Para isso, está sendo necessário o envolvimento de mais de 1.200 homens trabalhando em três turnos. O principal elemento que é o gramado de jogo já foi totalmente plantado e se encontra em fase de fechamento das mudas para que até o final de julho possa ser feito o primeiro corte e definitivamente para os jogos”, frisou Ruy Cabral.

Gramado - Do tipo 'bermuda celebration', o gramado começou o seu processo de plantação no dia 31 de maio com o plantio das primeiras mudas. Atualmente, continuam sendo feitos a aplicação de fertilizantes e a cada 15 dias o controle de pragas e doenças como prevenção para a  evolução do procedimento. Nas próximas semanas, as primeiras podas começarão a ser feitas bem como o cortes rotativos do gramado 

Executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), as obras iniciaram em fevereiro de 2021, após mais de 20 anos sem receber grandes intervenções. Em mais de 40 anos de existência, a falta de manutenção preventiva e corretiva ocasionou todos os problemas estruturais identificados pela equipe técnica da Sedop.

O novo Mangueirão irá sediar, além de jogos esportivos, eventos como shows, congressos e atividades para se tornar uma arena multiuso e palco de grandes eventos, uma vez que o projeto em execução está atendendo a todos os padrões exigidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para proporcionar à população a oportunidade de prestigiar grandes e importantes eventos de nível nacional e internacional, com segurança, conforto e funcionalidade.