Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo investe em novos equipamentos, veículos e embarcações para a Segurança Pública do Pará

Por Roberta Meireles (SEGUP)
01/07/2022 06h00

Os contínuos investimentos na Segurança Pública Pará têm sido uma das pautas constantes do Governo do Estado, garantindo avanços e resultados históricos. Na noite desta quinta-feira (30), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou mais uma grande e importante entrega para os órgãos de segurança, com novas viaturas, embarcações, equinos, equipamentos de última geração, assim como armas de menor potencial ofensivo, que contribuem diariamente para um serviço de qualidade e proteção dos paraenses. 

As entregas foram realizadas durante agenda oficial em Belém, no Parque Porto Futuro, pelo governador Helder Barbalho, que festejou os investimentos e reforçou o objetivo de ampliar, potencializar e melhorar cada vez mais as ações de segurança em todas as regiões do estado. 

"Estamos realizando mais este investimento nas viaturas da Polícia Militar, com mais 150 veículos que reforçam a presença ostensiva somando a mais de 2 mil veículos já entregues. Hoje estamos implementando esse quantitativo de viaturas já planejando a estrutura para a chegada de mais três mil novos policiais que devem tomar posse em setembro ampliando o efetivo. Faço também homenagem à cavalaria, que hoje recebe 70 animais da melhor raça, e que há 10 anos não recebia aquisição de animais. Além disso entregamos embarcações para o nosso sistema de segurança; equipamentos de drones, tecnologia e artefatos que vão colaborar com ações ostensivas e investigativas do sistema de segurança", enfatizou o governador Helder Barbalho.

Helder Barbalho também salientou os bons resultados alcançados com os índices de segurança: "Então hoje é dia de festa para a segurança pública, pois além de todas as entregas realizadas nos últimos dias, aqui reforço a minha gratidão a toda a equipe de segurança, pois ontem saiu o anuário da Segurança Pública e Belém quem em 2018 era a capital mais violenta de todo o Brasil, em três anos nos tornamos a capital mais segura do Norte e Nordeste da federação, portanto, temos que festejar pois custa o trabalho e doação de muitas pessoas que estão no enfrentamento diário para garantir a segurança da população paraense. Estamos mostrando que nesse estado o Sistema de Segurança Pública está no comando e segue protegendo a população," declarou o chefe do Executivo Estadual. 

Investimentos 

Entre os equipamentos entregues estão 150 viaturas para a renovação e ampliação da frota da Polícia Militar, 70 equinos para o efetivo da Polícia montada Cassulo de Melo, os quais vão atuar nos municípios de Belém, Marabá e Santarém; 18 Drones totalmente equipados, além de 92 roupas de aproximação para uso em combate à incêndio para o Corpo de Bombeiros Militar. Também foram entregues duas novas embarcações: uma lancha de 350 HP para o município de Afuá, além da Primeira Delegacia móvel "Lancha Ventania", que é uma embarcação com dois motores de 350HP, a qual está dentro do Plano Plurianual da Polícia Civil. A embarcação é completa e adequada para receber o efetivo que fará o trabalho a bordo atendendo as demandas da população ribeirinha. 

Celebrando os novos investimentos, que fazem toda a diferença para os órgãos do Sistema, o titular da Segup destacou "nós continuamos fazendo entregas pra melhorar a estrutura da nossa segurança pública. Estamos entregando hoje novas viaturas, equinos para cavalaria da Polícia Militar, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de perícia, tudo que é necessário pra que a população possa ter a assistência garantida e melhor prestação de serviço possível. Além disso, ainda estamos entregando a primeira delegacia móvel, que é uma das nossas maiores lanchas com a maior estrutura do grupamento fluvial garantindo a segurança em todas as vias, sejam elas hidroviárias ou terrestres. Todos os investimentos promovem melhorias e equipam os policiais para atender a população, fazer diligências e também prestar assistência aos paraenses. Seguimos investindo, garantindo a segurança e paz da população", disse Ualame Machado,  secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

Ainda foram entregues 22 equipamentos de excelente qualidade como Ufed Touch, Falcon-Neo, Axiom, que são utilizados para extração, análise e processamento de dados que serão utilizados pela Polícia Científica. Além de armas de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo; spray de pimenta; balas de borracha e granadas.

Segundos o diretor da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, os trabalhos perícias recebem investimentos inéditos e essenciais por meio de equipamentos de ponta, "com esses equipamentos o trabalho se aprimora ainda mais, principalmente para os crimes cibernéticos que têm se tornado comuns, já que o trabalho pericial é tão importante para a segurança pública por meio da  produção da prova técnica para a Justiça", concluiu.