Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Seaster entrega duas unidades produtivas do "Hortas Sociais" em Concórdia do Pará

A iniciativa possibilita a gestão participativa e democrática, favorece o desenvolvimento econômico local, gera renda e garante segurança alimentar às famílias envolvidas

Por Camila Santos (SEASTER)
01/07/2022 12h20

O Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), tem dado apoio e impulsionado a inclusão e promoção social de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social que residem no interior do estado. Com atividades coletivas de produção sustentável de alimentos, em especial, tubérculos, verduras, legumes e frutos, a Secretaria impulsiona o projeto "Hortas Sociais Pedagógicas no Pará" e entrega mais uma unidade produtiva, dessa vez, no município de Concórdia. 

"O Hortas Sociais é um projeto importantíssimo, pois atende famílias em situação de vulnerabilidade, de insegurança alimentar e nutricional. Aqui serão 16 famílias contempladas ao todo. Através do programa, essas famílias vão poder melhorar a sua alimentação e, ainda, gerar renda própria e abastecer centros de assistência social de seu município”, comentou o secretário Adjunto de Assistência Social, Valdo Filho, sobre as atividades que chegaram até duas comunidades do município na última quinta-feira (30).

“Agradeço imensamente a vinda deste projeto tão lindo para o nosso município. O 'Hortas Sociais' oferece não apenas o acesso a um conhecimento importantíssimo, mas também oferece a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho. Estimula a geração de renda das famílias envolvidas e contribui com a economia do município em questão”, reforçou a prefeita de Concórdia, Elisângela Celestino.

A iniciativa possibilita a gestão participativa e democrática, favorece o desenvolvimento econômico local, gera renda e garante segurança alimentar às famílias envolvidas. No Pará, é coordenado pela Diretoria de Segurança alimentar e nutricional (Disan/Seaster), fruto de um convênio com a Fundação Banco do Brasil. 

O "Hortas Sociais" cumpre o papel de fortalece os programas relacionados à segurança alimentar e nutricional e contribuindo na garantia de uma alimentação saudável, em quantidade e qualidade. Ele cumpre etapas de apresentação, identificação e seleção do local, mobilização e inscrição de famílias, capacitação, formação do comitê gestor e implantação. 

Chirlene Paiva integra uma das famílias contempladas e beneficiárias do projeto. Ela acredita que a experiência adquirida poderá proporcionar uma renda extra para ela e para a sua família. “A partir do momento que nós começarmos a colher, vamos não apenas adquirir um lucro, mas também vamos ajudar as pessoas mais necessitadas de nosso município, vamos fornecer esses alimentos para escolas, CRAS. É muito gratificante participar de um programa como este”.

Texto: Yuri Granha