Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Polícia Militar do Pará utiliza novos diciclos para reforçar ações preventivas e ostensivas

Equipamentos tecnológicos devem garantir maior suporte e alcance no trabalho da PM

Por Giovanna Abreu (SECOM)
05/10/2022 12h35

Agilidade, mobilidade e visibilidade estão entre as principais vantagens dos quatro novos diciclos elétricos utilizados pela Polícia Militar do Pará (PMPA). A aquisição dos veículos é uma novidade na corporação e busca oferecer maior suporte e alcance durante as ações policiais preventivas e ostensivas. Os diciclos serão utilizados nas praças da República, Batista Campos, Santuário, Complexo Feliz Lusitânia e em outros logradouros movimentados de acordo com a demanda.

“O diciclo desenvolve entre 10 a 15 km, facilitando a mobilidade, garantindo maior altura para que os agentes observem de longe, o que permite uma visibilidade muito estratégica. O fator surpresa é outra vantagem, porque aquele cidadão que queira praticar algum ilícito ainda não está acostumado a esse tipo de abordagem. Os veículos também aproximam a polícia da sociedade. Esse é mais um investimento que vem para equipar melhor a corporação e reforçar a redução contínua da criminalidade”, explica o coronel Orlandino Lima, comandante do 2° Batalhão da PMPA.

Sebastião Tadeu acredita que novos veículos vão garantir melhor prestação de serviço de segurança à populaçãoPolicial aposentado, Sebastião Tadeu Belém, veio de Macapá passar o Círio de Nazaré com a família paraense e ficou muito feliz ao ver a presença da segurança pública nas ruas. “Investimentos do Governo do Pará na Polícia Militar influenciam diretamente na melhora do serviço à população. Falei pra minha família que estou me sentindo muito seguro em andar por Belém. Sou devoto da Nossa Senhora de Nazaré há 29 anos, quando minha filha adoeceu e estava sem perspectivas de melhora, eu pedi pra santinha e nesse momento minha filha abriu um sorriso pra mim e ficou curada. Fico arrepiado toda vez que lembro. Esse retorno presencial do Círio está me deixando muito emocionado”, conta.

Diciclos

Os veículos, da marca BR Mobility, foram entregues na última sexta-feira (30) e são desenvolvidos com mobilidade eficiente, auxiliando nas demandas das equipes de policiamento e supervisão. Conta ainda com auto equilíbrio, sinalizador visual, carenagem e caixas laterais.

Shennia Novaes avalia que os diciclos vão proporcionar maior mobilidade aos policiais nas açõesA cientista ambiental Shennia Novaes levou a filha para passear na praça Santuário e a criança não tirava os olhos dos diciclos.

“Ela adorou ver os policiais nos novos veículos, ficou encantada. Achei bem legal, principalmente, pela maior mobilidade para as rondas policiais entre a população, assim como a altura maior, que ajuda muito a verificar furtos, por exemplo. A gente não fica mais constrangido de passear em lugares públicos e não ter policiamento. Com a polícia aqui, me sinto muito mais segura, ainda mais saindo sozinha com minha filha”, diz.