Hospital Metropolitano fez mais de 320 atendimentos a romeiros durante o Círio
A maior parte deles foi feita no posto instalado no próprio hospital, na avenida Almirante Barroso, por onde passam os romeiros que vêm do interior
Equipe do Metropolitano assiste romeira do Círio de Nazaré em um dos três pontos de atendimento mantidos pelo hospitalCom três diferentes pontos de atendimento durante o Círio de 2022, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) encerrou sua participação no evento neste domingo (9), totalizando 327 atendimentos. O Círio é realizado há mais de 200 anos e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, reunindo milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré na capital paraense.
“Foram meses de organização e três dias de muito trabalho junto aos romeiros e promesseiros. Apesar do cansaço, nos sentimos honrados. Sou muito grata por desenvolver essa atividade, por Nossa Senhora e pela minha profissão, que permite que eu ajude as pessoas a concluir seus objetivos durante essa linda celebração”, enfatiza Roberta Cardins, membro do Escritório de Experiência do Paciente do HMUE e organizadora das ações.
Na sexta-feira (7), o Metropolitano realizou 312 atendimentos no posto localizado em frente à unidade, na BR-316, em Ananindeua, trajeto de centenas de promesseiros, que chegam à capital a pé, vindos de outros municípios. A assistência multiprofissional realizou, entre 5h e 17h, curativos, alongamentos, verificação de pressão arterial e glicemia, além de massagens e hidratação dos romeiros.
“Já são dez anos de participação do Hospital Metropolitano e cada ano é diferente, é especial. É um momento de recarregar as energias, a fé, e agradecer por tudo que conquistamos. É um sentimento de eterna gratidão poder contribuir e ajudar os romeiros”, declara Leonardo Ramos, Coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do hospital, que integrou a equipe de atendimento durante o evento.
A equipe de voluntários do Hospital Metropolitano que se mobilizou no atendimento aos romeiros do Círio de Nazaré em 2022 Já no sábado (8), durante o Círio Fluvial, a Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com a Marinha Brasileira, prestou um atendimento para medicação. “Montamos uma estrutura com 20 leitos de emergência e um de Terapia Intensiva, com equipe técnica e equipamentos. Fizemos a retaguarda, já que em eventos grandes como este, é essencial estar preparado para situações de emergência”, explica Leonardo.
Para encerrar a participação da unidade no evento, no domingo (9), o posto localizado na Avenida Presidente Vargas, em frente à Caixa Econômica Federal, realizou, entre 5h30 e 10h30, 14 atendimentos. As principais queixas foram náuseas e hipotensão (pressão baixa). Esse é o local mais crítico durante o evento, com a maior e mais importante romaria, que, neste ano, reuniu mais de dois milhões de pessoas na cidade de Belém.
“Historicamente, o HMUE participa do Círio dando apoio aos romeiros. Este ano foi ainda mais especial, com o retorno das celebrações após a pandemia. Tudo correu muito bem e, no geral, foram apenas ocorrências simples, ocasionadas principalmente pelo calor, desgaste físico e aglomeração. Sem dúvidas, foi uma linda festa. Viva Nossa Sra. de Nazaré”, celebra Thiago Zache, diretor Hospitalar do Metropolitano.
Texto de Samara Meni (Ascom / Metropolitano)