Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

'Ophir Loyola' expõe ações sobre aferição de vírus no Congresso de Medicina Tropical

Os pesquisadores mostraram a contribuição com os pacientes transplantados renais e as infecções oportunistas

Por Governo do Pará (SECOM)
16/11/2022 19h26

Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, participou do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), encerrado nesta quarta-feira (16), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A edição do evento reuniu congressistas, que interagiam nas áreas de exposição, auditórios e apresentações de trabalhos científicos.

Estande do Hospital Ophir Loyola no evento da Sociedade Brasileira de Medicina TropicalO “Ophir Loyola”, por meio da Divisão de Eventos Científicos (Deici), contou com um estande no evento, no qual divulgou ações e orientações sobre a aferição de vírus e carga viral. O coordenador do Laboratório de Biologia Molecular do HOL, Rommel Burbano, explicou que alguns vírus são de origem tropical e afetam, de maneira vigorosa e impactante, pacientes de alta complexidade, como os transplantados renais.

“A divulgação dos nossos serviços é muito importante para que a população seja norteada. Afinal, o HOL oferece serviços de primeira linha e com um grupo clínico excelente. Por ser um hospital de ensino e pesquisa, desenvolvemos linhas que promovam a ampliação do conhecimento científico e tecnológico, e atendam à comunidade”, informou o pesquisador.

Participantes do Congresso, no HangarAinda segundo Rommel Burbano, as áreas de ensino, pesquisa e extensão do HOL levaram temáticas voltadas à qualidade do conhecimento. “O hospital é o único do Norte e Nordeste que tem um Laboratório de Biologia Molecular que faz essas análises de maneira pública, com 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste evento, estamos mostrando o presente e o futuro. O presente é a nossa contribuição com os pacientes transplantados renais e as infecções oportunistas que podem ocorrer pelo fato de estarem em uma região tropical. E estamos apresentando também o futuro, que é o conhecimento sobre novos vírus relacionados ao desenvolvimento do câncer”, acrescentou o pesquisador.

Texto: Ellyson Ramos – Ascom/Hospital Ophir Loyola