Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Festival Literário de Canaã dos Carajás se encerra com espetáculo versátil da AJB

Tema principal do evento desse ano foi "A integração das artes democratizando o saber". Amazônia Jazz Band empolgou o público com canções internacionais e sucessos paraenses

Por Thaís Siqueira (SECULT)
21/11/2022 11h26

A Amazônia Jazz Band (AJB) fechou a 3ª edição do Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, com uma apresentação especial na noite do último domingo (20), executando clássicos nacionais e internacionais, além de vários ritmos paraenses. A ação foi uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com a Prefeitura Municipal de Canaã.

Roselma Milani, secretária municipal de educação de Canaã dos CarajásEntre os hits interpretados pela Big Band, estão "Gonna Fly Now", de Bill Conti, Carol Connors & Ayn Robbins; "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso; "Tank", de Yoko Kanno; "Isn’t She Lovely", de Stevie Wonder ; "Brooklyn High", de Nelson Faria; "A Thousand Miles", de Vanessa Carlton; "Frevo Sanfonado", de Sivuca; "Against All Odds", de Phil Collins; "Chorando Se Foi", da Banda Kaoma; "Sem você nada é bonito" e "12 Horas Sem Te Ver", de Pinduca; "Cuisse La, de Les Aiglons"; "Solo de Craque", de Aldo Sena; "Rencontre", de Eric Brou; e um pout-pourri de carimbó.

Eduardo Lima é maestro da AJBO festival teve como tema principal "A integração das artes democratizando o saber". Para Roselma Milani, secretária municipal de educação de Canaã dos Carajás, encerrar a programação literária com a orquestra completa uma ação muito positiva para o fomento da cultura paraense. 

"Foram quatro dias de atividades intensas, envolvendo 100% das escolas municipais, estaduais, particulares, todas as universidades que têm convênio com a Prefeitura Municipal, assim como as universidades privadas que estão no nosso município. Inúmeros artistas nacionais, regionais e locais passaram por aqui, mais de 16 mil pessoas tiveram o direito de fazer a aquisição do seu livro, graças à ampliação do CredLivro municipal para todos os servidores da Secretaria de Educação e cem por cento dos alunos da rede municipal. É o envolvimento da comunidade com a literatura, com a arte, com a escrita, com o cinema. É muito importante termos uma orquestra como a AJB aqui para o fechamento de tudo aquilo que significa a arte e a literatura, porque tocar, cantar e dançar também são formas de ler o mundo", disse.

O maestro da AJB, Eduardo Lima, celebrou a oportunidade de tocar no festival literário. "Foi uma noite maravilhosa para a Amazônia Jazz Band. A recepção do público de Canaã dos Carajás foi muito boa, participando do show do início ao fim. Estamos muito felizes de estar aqui nesta cidade linda, maravilhosa, com esse povo super musical, foi mesmo uma honra. Em nome da AJB, agradeço o convite e a oportunidade de poder levar essa variedade de ritmos para outros lugares do Estado. Esperamos voltar outras vezes, com certeza", ressaltou o maestro.