Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Editora da Ioepa entrega exemplares da obra “Chão de Dalcídio - Perspectivas”

Por Governo do Pará (SECOM)
13/01/2023 20h21

Os primeiros exemplares da obra “Chão de Dalcídio - Perspectivas”, publicada pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), foram entregues nesta sexta (13) para o professor doutor Fernando Farias, organizador da obra. A produção traz textos literários de pesquisadores da região do Xingu, do Grupo de Estudos e Pesquisas “Fontes Literárias”, com abordagens sobre a obra “Chão dos Lobos” do escritor paraense Dalcídio Jurandir. 

Segundo o professor Fernando Farias, o grupo “Fontes Literárias” é responsável pelos textos e reúne cerca de 25 pesquisadores da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Altamira. A ideia do livro surgiu com a carência de estudos científicos sobre o romance "Chão dos Lobos" de Dalcídio Jurandir. "A partir desses estudos que compõem o livro, a gente conseguiu fazer uma adaptação para o teatro do mesmo romance e também outras oportunidades audiovisuais. Então, em breve, temos a ideia de lançar uma outra versão dessas perspectivas em outras modalidades", disse ele.

O livro soma a outras produções científicas que a Editora tem oportunidade de divulgar com intuito de valorizar os pesquisadores paraenses. "Essa é uma entrega que representa para a gente uma simbolização muito grande da valorização da cultura regional. Quando a gente publica uma obra dessa, reforça nosso compromisso e nossa função social de valorizar os pesquisadores da nossa região", afirmou Aroldo Carneiro, presidente da Ioepa.

A obra teve seu pré-lançamento em junho de 2022, na IV Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), em Altamira, onde foi apresentado seu protótipo. Datas estão sendo estipuladas para o lançamento oficial da produção científica com a presença dos autores e representantes da Imprensa.

Texto: Viviane Tamyres