Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Biblioteca da FCP apresenta exposição de calendários do Japão

Por Governo do Pará (SECOM)
16/01/2023 17h14

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no Centur, sediará a exposição “Calendários do Japão - O mundo mágico da cultura japonesa” entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. A mostra, promovida pelo Consulado do Japão em Belém e a Fundação Japão em parceria com a Fundação Cultural do Pará, ficará aberta à visitação gratuita das 9h às 18h.

Os calendários, que ficarão expostos no terceiro andar da biblioteca, retratam temas variados como a arte, paisagem e arquitetura japonesas. Além disso, o público poderá participar de uma oficina de origami que será ministrada nos dias 18 e 26 de janeiro e 9 de fevereiro, das 10h às 11h30, também com entrada franca.

O calendário faz parte da história mundial há bastante tempo. No Japão, o início da produção de calendários impressos foi na década em 1880. Mais tarde, foi introduzido o calendário diário em forma de livreto e em 1931 foi fundada a cooperativa de calendário na cidade japonesa de Osaka. 

Porém, foi somente a partir de 1949 que o formato atual de calendário mensal com fotos tornou-se popular no Japão. Hoje, as empresas distribuem aos clientes grandes variedades de calendários que também são uma fonte de divulgação das paisagens e da cultura japonesa.

Ao final do evento, todos os calendários expostos serão sorteados entre as pessoas que preencherem a enquete sobre a mostra.

Serviço

Exposição de Calendários do JapãoData: 18 de janeiro a 17 de fevereiro 

Horário: 09h às 18h

Local: Hall de entrada da Biblioteca Arthur Vianna, no 3º andar da Fundação Cultural do

Pará, Av. Gentil Bittencourt, nº650 – Belém, PA.

Texto: Kalylle Isse (Ascom/FCP)