Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITURA E CONHECIMENTO

Projeto de incentivo à leitura arrecada livros e doa para bibliotecas públicas

'Portal do Conhecimento', do Governo do Estado, já doou mais de 9 mil exemplares para acervo público de 135 bibliotecas e escolas

Por Denise Soares (SECOM)
07/02/2023 13h11

Comunidade escolar do Assentamento Brasil Vermelho exibe livros do acervo recebido do 'Portal do Conhecimento'Ter a biblioteca reativada com acervo adequado para a idade dos alunos era um sonho para Cristiany Daibes, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dra. Ester Mouta de Oliveira, no bairro do Tapanã. 

“Nós recebemos 144 livros. O nosso público infantil, de 6 a 11 anos, faz uso desses livros através de empréstimos e de projetos que envolvam a contação de histórias, leitura e interpretação de texto e teatro. A importância desse acervo é que ele permite o acesso mais fácil e rápido das escolas aos acervos, dando suporte às salas de leitura e bibliotecas que demoram a receber publicações, além de proporcionar acesso à cultura, incentivando a leitura de autores regionais, valorizando a literatura local, enfatiza a diretora. 

Na Usina da Paz Cabanagem, profissionais com parte do acervo ganhoOs livros foram doados pelo projeto “Portal do Conhecimento”, do Governo do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado (IOE). Desde abril de 2021, foram arrecadados 16.867 livros, por meio de doações. Após os processos de catalogação, higienização e solicitação das instituições, já foram doados 9.498 exemplares para 135 bibliotecas públicas e comunitárias, associações de moradores, organizações religiosas e instituições sociais, em 32 municípios paraenses.

“A minha meta para 2023 é firmar novas parcerias. Acabamos de fechar uma com o Tribunal de Contas do Estado. Eles fizeram doações e vão prosseguir. Também vamos procurar universidades para arrecadar mais livros. Além disso, vamos começar uma nova campanha depois do Carnaval para alcançar mais gente”, projeta Sandra Batista, coordenadora do Portal do Conhecimento (IOEPA). 

Em Traquateua, equipe exibe exemplares da doação Portal do Conhecimento

Tem o propósito de estimular a doação de livros para incentivar o hábito de leitura em comunidades com maior vulnerabilidade social – organizações não governamentais, associações de moradores, organizações religiosas e em instituições que realizam projetos de cunho social, beneficiando a sociedade, e promovendo a inclusão social e o respeito pelos cidadãos. 

O “Portal do Conhecimento” se compromete, também, em atender demandas provenientes das escolas municipais e das bibliotecas públicas, por entender que a parceria entre órgãos fortalece ações dessa natureza, além de contribuir com o desenvolvimento do trabalho das instituições e incentivar a leitura e a pesquisa para os alunos das redes municipal e estadual de ensino.

“Basta a pessoa ter interesse em receber os livros e a gente ter no nosso acervo, sem burocracia. Somos intermediários entre quem compra e lê livros com quem não tem condições de comprá-los. As solicitações das escolas públicas e das chegam até nós via e-mail ou de forma física, através de ofício, documento criado por nós para conhecer melhor as necessidades de cada espaço e verificar quais gêneros e tipo de livros são mais interessantes para a escola e/ou biblioteca”, explica a coordenadora do projeto. 

SERVIÇO:
Se você se interessou pela campanha e quer fazer a doação de alguns livros do seu acervo é só entrar em contato com a coordenação do projeto pelos telefones: (91) 4009-7847/99192-6565 ou enviar e-mail para portaldoconhecimento@ioe.pa.gov.br.

Os municípios que tiverem interesse em criar e ampliar seu acervo de livros nos espaços de leituras nas comunidades ou nas escolas públicas podem enviar ofício via e-mail para portaldoconhecimento@ioe.pa.gov.br.