Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2023

TV e Portal Cultura preparam transmissão ao vivo do desfile das Escolas de Samba

Cobertura começa às 19h desta sexta-feira (10) e poderá ser acompanhada pelos canais 2.1, na TV, Portal Cultura no Youtube, e Facebook

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
09/02/2023 12h30

A alegria da brincante do tradicional “Quenzão”, em BelémApós dois anos sem desfile de carnaval na capital paraense, a Aldeia Cabana voltará a receber o brilho e a alegria das Escolas de Samba de Belém. O desfile terá a transmissão ao vivo e exclusiva da TV e Portal Cultura. A programação começará, nesta sexta-feira (10), com a cobertura da equipe de jornalismo com flashes mostrando as apresentações das agremiações do grupo de acesso, e segue no sábado e domingo (11 e 12), com transmissão ao vivo dos desfiles das equipes carnavalescas do grupo especial, no canal 2.1 da televisão e no www.portalcultura.com.br, comandada pelos apresentadores Anna Paula Mello e Isidoro Calixto. 

Para o presidente da Liga das Escolas de Samba, Fernando Guga Gomes, o momento é de extravasar o sentimento represado por dois anos devido a paralisação do evento, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

“É uma explosão de sentimentos de todas as agremiações, são muitas pessoas envolvidas no carnaval, desde uma bateria que tem 200 ritmistas até os quesitos, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, as comissões de frente, cantores, são muitos protagonistas envolvidos que estão com esse sentimento preso no coração. Então a gente é grato a essa parceria com a Funtelpa, pois democratiza nosso espetáculo, possibilitando todo o Estado e país de assistir nosso trabalho, nossa arte e isso é muito bacana, as pessoas que não podem vir a Belém vão acompanhar uma festa muito bonita, eu tenho a certeza que quem assistir vai se encantar com os enredos e com as apresentações, enfim, todos ganham”.

Desde 2019 a TV e Portal Cultura realizam o resgate da transmissão do desfile oficial das escolas de samba de Belém, que ficou sem ser exibido por quase uma década. Este ano o evento foi também abordado durante a grade de programação da emissora por meio dos videoclipes produzidos pelas agremiações e, ainda, dentro do programa Sem Censura, com a presença de parte das escolas de samba, para falar sobre o tema trabalhado em 2023.

Preparativos estão na reta final para os dias de folia nos barracões das agremiações carnavalescas, em BelémDe acordo com Hilbert Nascimento, titular da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), o intuito é recuperar a grandiosidade do carnaval que já foi considerado um dos melhores do País. “Nós estamos retomando as transmissões do carnaval paraense após a pandemia e vamos poder fazer uma cobertura grandiosa assim como fizemos em 2019, ainda no primeiro ano dessa gestão. Retornaremos em 2023 para mostrar à população paraense esse resgate do carnaval de Belém, que tem muito a ver com a nossa cultura popular, o carnaval de Belém já foi considerado, no final da década de 70 e início da década de 80, o melhor carnaval do Brasil e agora a TV Cultura do Pará, transmitindo em parceria com a Liga das Escolas de Samba, fortalece ainda mais essa missão de fomentar e promover ainda mais a cultura paraense”.

“Nossa transmissão volta com força total, 10 escolas, cada uma delas com cerca de 1.500 brincantes, e nossa equipe muito atenta para colocar um material de melhor qualidade no ar considerando que nós somos uma emissora pública e educativa, fazendo com que o carnaval de Belém volte ao seu ápice de outrora”. Reforça a diretora de Televisão da Funtelpa, Vanessa Vasconcelos.

E em meio à beleza, cores e brilho transmitidos pela televisão, o carnaval de Belém também é formado por histórias e relações que fazem do espetáculo uma explosão de amor na avenida. É o caso da Gisele Moraes e a família, a artesão conta que o envolvimento dela com a Império do Samba Quem São Eles, agremiação localizada no bairro Umarizal, iniciou ainda com a avó Laura que, junto de amigos, ajudou a fundar a “Quenzão”.

A tradição seguiu com a mãe de Gisele, desfilando pela escola como passista durante anos e, quando deu a luz aos quatro filhos, passou a levá-los para o barracão. Assim nasceu a devoção de Gisele pela escola de samba que, depois de também seguir os passos da mãe como passista da escola, atualmente ajuda a produzir adereços e alegorias no galpão onde, segundo ela, a magia vista durante a transmissão do desfile acontece.

Hoje a artesã já é avó e acompanha a evolução da neta de 11 anos dentro da escola que, em 2023, se apresentará pela segunda vez como porta-bandeira mirim. “É uma sensação gratificante de dever cumprido, tem muito amor envolvido por esse pavilhão grená e branco e eu agradeço a Deus por vivenciar todos esses momentos, fazendo com amor tudo o que minha vó e minha mãe me ensinaram em termo de cultura e respeito ao carnaval”.

SERVIÇO

A TV e o Portal Cultura iniciam a cobertura dos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso, na sexta-feira (10), a partir das 19h.

No sábado (11), transmitem o primeiro dia de apresentações das agremiações do grupo especial a partir das 22h, e no domingo (12), exibem o segundo dia de desfiles do grupo especial a partir das 20h.

Tudo será exibido pelos canais 2.1, na TV, Portal Cultura no Youtube e Facebook, além do www.portalcultura.com.br.