Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAZÔNIA

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros visitam o Parque Estadual do Utinga

Os cientistas estão em Belém participando do I Seminário do Science Painel For The Amazon

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
09/03/2023 18h15

A visita ao Parque teve o apoio de condutores capacitados pelo Ideflor-BioA diversidade de espécies da fauna e da flora existentes na Unidade de Conservação (UC) Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” levou um grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros ao espaço, nesta quinta-feira (09). Em visita a Belém para o I Seminário do Science Painel For The Amazon (SPA), os cientistas aproveitaram para conhecer espécies da floresta amazônica sem sair da capital paraense.

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) é o órgão responsável pela gestão das 27 UCs criadas pelo Governo do Pará, entre as quais o Parque Estadual do Utinga. A Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB) ofereceu uma programação especial aos visitantes, iniciada com um passeio pela Trilha da Mariana, que tem 807 metros de extensão e um percurso estimado em 20 minutos.Passeio pela Trilha da Mariana, que tem mais de 800 metros de extensão

Na trilha há diversos obstáculos naturais e um lago de água cristalina. A programação teve o apoio de condutores de uma empresa de ecoturismo que atua na UC, devidamente habilitados pelo Ideflor-Bio. A programação foi encerrada com a visitação ao Projeto de Reintrodução de Ararajubas, nos limites do Parque.

Experiência - A bióloga carioca Isabela Leite, que atualmente trabalha na rede de soluções para o desenvolvimento sustentável em Nova York, nos Estados Unidos, disse que “já tinha vindo outras vezes a Belém, mas é a primeira vez que faço uma imersão na floresta amazônica aqui. Posso dizer que foi, sem dúvida, uma experiência incrível. Com certeza é uma grande oportunidade para conhecer uma área tão rica, com diversas espécies, e numa cidade tão grandiosa como Belém”.

Para o ecólogo da Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Painel Científico para a Amazônia, Bráulio Ferreira de Souza Dias, foi uma oportunidade para conhecer um remanescente da floresta amazônica. “É fantástico que a gente consiga ter ainda essa área de floresta natural, bem protegida, dentro de Belém, que é a segunda maior cidade da Amazônia. Até sexta-feira (10), nós estamos reunidos aqui na capital paraense para um workshop internacional com especialistas em floresta amazônica”, informou.

“Ficamos orgulhosos em receber um grupo de pesquisadores do Painel Científico para a Amazônia, que está realizando a I Conferência para uma Amazônia que Queremos, em Belém. Portanto, estamos lisonjeados com a presença deles que, inclusive, ficaram encantados com a beleza da nossa UC. Desde já, aproveitamos para convidar outras pessoas a virem ao Parque do Utinga. Lembrando que o funcionamento é de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h, e nas terças-feiras fechamos para que haja uma completa manutenção dos espaços”, informou o titular da GRB, Ellivelton Carvalho.