Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONFORTO E SEGURANÇA

Terminal Hidroviário de Santarém muda a realidade de usuários do transporte fluvial

Com capacidade para atender até 5 mil pessoas diariamente, o equipamento foi entregue pelo governo do Estado em abril de 2022

Por Matheus Rocha (SEAC)
28/03/2023 11h44

Moderno e seguro, o Terminal Hidroviário de Santarém é destaque no transporte fluvial do BrasilPrestes a completar um ano de funcionamento, o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém “Joaquim da Costa Pereira”, no Oeste do Pará, segue mudando a realidade de moradores do Baixo Amazonas. O equipamento foi entregue pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), em abril de 2022.

Maria Lúcia: atendimento de qualidadeCom capacidade para atender até 5 mil pessoas por dia, o Terminal de Santarém garante conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros. O estudante Eliaquim Pires destaca as melhorias proporcionadas pela obral. “O espaço é muito bom e melhorou bastante a nossa realidade. Antigamente, era bem difícil. Na época de chuva molhava o pé. Este Terminal foi muito bem feito, e está nos ajudando muito”, afirma.

A enfermeira Maria Lúcia também é usuária do Terminal. Para ela, "é um ambiente limpo e proporciona um atendimento de boa qualidade”.

Estrutura - Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, o Terminal Hidroviário de Santarém conta com guichês para venda de passagens, guarda-volumes e carrinhos para bagagens. A sala de embarque dispõe de cadeiras confortáveis, rede Wi-Fi e escadas rolantes, que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.

Eliaquim Pires: melhorou muitoO ambiente também é climatizado e possui vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcDs). A área inclui ainda farmácia, lanchonetes, restaurante e espaços para lojas e quiosques, além de salas para órgãos de segurança e justiça.

O equipamento hidroviário é composto por um conjunto naval moderno e seguro, que dispõe de rampa metálica biarticulada, passarela coberta e flutuante com oito fingers para atraque das embarcações. O espaço também possui área externa com estacionamento e galpão para abrigar cargas e utensílios dos passageiros.

Rampa metálica biarticulada e passarela coberta garantem mais segurança aos passageiros O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, reforça que o Terminal de Santarém é considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil. Ainda segundo Márcio Tavares, a Companhia segue trabalhando para garantir a construção de novos terminais, em diversas regiões do Estado, a fim de garantir cada vez mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros, além de promover a integração dos municípios paraenses por meio do transporte fluvial. Atualmente, 16 obras de construção e reconstrução de terminais hidroviários estão em andamento.