Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Iasep informa segurados sobre prevenção ao câncer de próstata

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/11/2017 00h00

Para fortalecer a campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata, o Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep) realiza durante todo o mês de novembro diversas ações voltadas à saúde do homem. As atividades começaram nesta sexta-feira (10), com a distribuição de folders informativos sobre o tema. No próximo dia 17 (sexta-feira), às 09h30, haverá palestra com profissionais do Hospital Ophir Loyola, para esclarecer dúvidas sobre a doença.

No dia 27, o Instituto promove a ação “Viver Melhor”, de combate ao câncer e outras doenças silenciosas. As ações serão oferecidas na unidade do Iasep, na Avenida Gentil Bittencourt, em Belém, que recebeu iluminação azul no início do mês, para lembrar aos segurados a importância da prevenção do câncer.

Segurado do Plano Iasep, o servidor público Sebastião Araújo de Oliveira analisou as informações do folder explicativo sobre o câncer de próstata e considerou positivo o alerta feito pelo Instituto. Aos 56 anos, Sebastião está na faixa etária que deve atentar para as necessidades dos exames preventivos. Segundo ele, a informação é muito importante, “porque muitos homens são desinformados, não vão ao médico e não sabem as consequências que essa doença pode trazer se não for cuidada”.

Assintomática - O câncer de próstata é o tumor que se desenvolve quando as células da glândula se multiplicam e crescem descontroladamente, comprometendo a saúde do homem. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença em sua fase inicial não apresenta sintomas, ou quando apresenta são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como a dificuldade para urinar. Em sua fase avançada provoca dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada e insuficiência renal.

Dados do Inca apontam que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma. A estimativa supera 60 mil novos casos no País em 2017. Baseado nas informações do Inca, o folder do Instituto esclarece sobre os fatores de risco da doença, como o histórico familiar, fatores hormonais, ambientais, sedentarismo, excesso de peso e consumo de alimentos gordurosos. 

O Iasep tem hoje mais de 97 mil segurados do sexo masculino, sendo que mais de 50 mil têm acima de 44 anos, idade recomendada para realização do exame de próstata. Para homens com casos da doença na família, é recomendável realizar o exame a partir dos 50 anos, e 45 anos de idade para os demais. 

Manter uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes, grãos e cereais integrais, além de realizar atividades físicas no mínimo 30 minutos por dia, consultar o urologista regularmente, e diminuir o consumo de álcool e cigarro são medidas que ajudam na prevenção da doença, garantem os profissionais do Inca. 

Serviço: A palestra sobre câncer de próstata será realizada na sexta–feira (17), na Central de Segurados do Iasep, na Avenida Gentil Bittencourt, n° 2175, Bairro São Braz. Mais informações pelos telefones (91) 3366-6106/3366-6112.