Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSOS

Sectet e CRF-UFPA abrem inscrições para capacitação no Projeto Carreta-Escola da Construção Civil

Por Fernanda Graim (SECTET)
16/11/2023 15h41

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA), por meio do Projeto Carreta-Escola da Construção Civil do Governo do Estado do Pará, estão com as inscrições abertas para a realização dos cursos de: Reaproveitamento do caroço de açaí na produção de filtros de água; Pequenos reparos residenciais; Apontador (a) de obras; Desenho técnico; Planejamento e orçamento; e As exigências preventivas e sustentáveis para o trabalho em alturas na coleta do açaí.

As inscrições podem ser feitas nas secretarias da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá), e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alcides Carneiro, situada em Ananindeua, na Rua Bolívia, s/n, no bairro do Coqueiro, além dos links abaixo. Os cursos ocorrerão entre os dias 20 a 24 de novembro sempre pela parte da tarde, das 14h às 18h, e à noite, das 18h30 às 22hs. Os conteúdos das seis capacitações serão ministrados pelas equipes interdisciplinares da CRF-UFPA e do Governo do Pará.

Filtro de açaí - Busca reaproveitar o caroço de açaí, resíduo restante do processo de beneficiamento do fruto para obtenção da polpa, na produção de filtros de água. Inscrição pela turma da tarde neste link   e na turma da noite por este link.

Pequenos reparos residenciais – Esta qualificação é voltada para pequenos consertos ou melhorias que são realizadas frequentemente no dia a dia, como a troca de uma lâmpada, a instalação de um chuveiro novo, substituição de torneira, entre outros, além da capacitar os participantes e fortalecer a autonomia diante dos desafios cotidianos. Inscrições para turma da tarde podem ser feitas neste endereço  e para a turma da noite neste aqui

Apontador (a) de obras -  Esta capacitação forma o profissional responsável pela anotação de frequência dos funcionários de uma obra, bem como também, acompanhar atividades de produção, conferir cargas e verificar documentação; preencher relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos; controlar movimentação de carga e descarga nos portos, terminais portuários e embarcações; podendo inclusive, liderar equipes de trabalho. Inscrições para a turma da tarde podem ser feitas aqui  e para a turma da noite neste link.

Desenho Técnico – O foco desta capacitação é desenvolver as habilidades de Leitura e interpretação de desenhos técnicos voltados para área de construção civil, analisando normas e especificações técnicas e identificando as características de material a acabamentos representados nos desenhos e projetos. As inscrições para a turma da tarde podem ser feitas por este link  e a turma da noite neste outro.

Planejamento e Orçamento - O curso compartilha noções básicas de planejamento e orçamento de obras, onde os alunos aprenderão a planejar, fazer a previsão de serviços, prever custos e estabelecer valores dos serviços que serão realizados, bem como prever e mensurar materiais e equipe necessários para a execução de um projeto básico.  As inscrições para a turma da tarde podem ser feitas aqui e para o período noturno aqui

Trabalho em Alturas na Coleta do Açaí -  A capacitação “Trabalho em Altura na Coleta do Açaí” busca capacitar os jovens e adultos, especialmente aqueles que estão diretamente envolvidos na cadeia produtiva do açaí, acerca da segurança do trabalho e importância do manejo que envolve esta atividade estratégica para a economia do Estado. As inscrições para a turma da tarde podem ser feitas neste link  e para turma da noite neste outro

Segundo Renato das Neves, engenheiro, professor e pesquisador do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (Itec-UFPA), das seis capacitações disponibilizadas, o Projeto viabilizará o acesso à formação profissional tecnológica para os inscritos, qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho e a geração de renda, além fortalecer o olhar sobre a importância da sustentabilidade e a construção da cidadania nos diversos bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Texto: Kid Reis – Ascom CRF-UFPA