Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Polícia Científica do Pará celebra o Dia do Perito Criminal com homenagem aos servidores

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
04/12/2023 17h25

Nos últimos cinco anos o Governo do Pará fez vários investimentos na Polícia Científica do Pará (PCEPA). Entre eles, a aquisição de modernos equipamentos, aumento no número de peritos, a entrega de núcleos e unidades da instituição pelo interior do Estado, entre outras. Todas essas ações apontam para a relevância da perícia criminal, sobretudo na resolução de crimes em diversas áreas de atuação, que contribuem para a segurança pública, em benefício da justiça e da sociedade. 

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 10 milhões para aquisição de equipamento modernos, como o IBIS, de tecnologia canadense e que é utilizado nas perícias de vestígios balísticos, o Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), moderno em análises de substâncias químicas, sobretudo de entorpecentes. 

Além disso, os investimentos na PCEPA também foram destinados à estrutura física das unidades da instituição, que deram mais condições de trabalho aos peritos. Ao longo dos últimos cinco anos, o Governo fez a reconstrução das coordenadorias de Altamira, Castanhal e Marabá, assim como dos núcleos avançados de Abaetetuba, Bragança, Itaituba. 

Foi nesse contexto que o Dia do Perito Criminal foi celebrado nesta segunda-feira (4), na sede da PCEPA, em Belém. Na ocasião, foram entregues placas em homenagem à peritos que se destacaram ao longo dos anos. 

"A entrega de homenagens aos servidores destaca a relevância e o mérito de suas contribuições. Ao longo desses cinco anos, muitas coisas foram feitas, como as reconstruções de núcleos e coordenadorias, assim como entregamos setores de nossa unidade sede, novos peritos foram convocados, conseguimos aumento salarial e mais coisas estão por vir, como a entrega dos setores de fonética, veículo e laboratório e a perspectiva de um novo concurso, já confirmado pela SEPLAD", afirmou o diretor-geral e perito criminal Celso Mascarenhas. 

Diante desse contexto, os investimentos continuam na PCEPA, como a contínua reconstrução de unidades e setores da instituição. Além disso, a expectativa do novo concurso para perito criminal, perito médico legista e odontolegistas, com previsão de edital em 2024, que demonstra o compromisso em fortalecer ainda mais a perícia criminal. 

“Hoje é um dia de comemoração para os peritos, que são a base para a justiça, pois sempre a base da ciência fornece laudos que dão autonomia aos delegados na conclusão de inquéritos. Ou seja, a perícia criminal dá sustentação para que a justiça seja feita, para a punibilidade ou não, fator importante para a segurança pública. Por isso, a importância da PCEPA e os peritos sempre receberem atenção, por meio de investimentos”, concluiu o delegado André Costa, secretário de Segurança Pública em exercício.

Texto: Amanda Monteiro