Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANTOLOGIA

Imprensa Oficial lança obras de Eimar Tavares na Festa Literária de Bragança

O poeta e jornalista bragantino teve seu trabalho organizado por seus netos, Cláudio Barros e Fernanda Paula Tavares Trindade

Por Julie Rocha (IOE)
07/12/2023 18h35

As obras do poeta Eimar Tavares foram lançadas no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) durante a Festa Literária de Bragança, no Teatro Museu da Marujada, sede do município, no nordeste paraense. O evento, que começou as 18h30 da última quarta-feira (6), contou com a presença dos netos do poeta, Cláudio de Barros Tavares, Fernanda Paula Tavares e Alexandra Tavares; da representante da Academia de Letras de Bragança (ABL), Margarida Mendonça, e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Silvana Pacheco.Obras de Eimar Tavares publicada pela Editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa

A obra “Eimar Tavares – Antologia Poética e Poetas da Belém Nova”, tem 223 páginas, divididas em três momentos distintos: o primeiro, intitulado “Versos Vadios”; o segundo, “Um Assobio no Escuro”, e o terceiro, “Miniantologia Poetas da Belém Nova”. A organização da antologia ficou a cargo de Cláudio Barros e de Fernanda Paula Tavares Trindade. Os primeiros exemplares foram lançados na última sexta-feira (1°), no Instituto de Ciências das Artes (ICA), na UFPA, em Belém.

O pré-lançamento no estande da Ioepa do livro “Amuletos e Bibelots” foi um evento exclusivo, que proporcionou aos entusiastas da literatura a oportunidade de explorar e adquirir a obra do autor bragantino antes do lançamento oficial. O exemplar é composto por 30 páginas, apresentando 16 sonetos escritos por Eimar Tavares em 1934, e deve ser lançado ainda neste mês.

De acordo com o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, trata-se de um momento marcante, uma vez que Eimar Tavares, que é natural de Bragança, é uma referência literária no Pará. “Ao colocar mais esses títulos a serviço da população, a gente fortalece nosso compromisso de produzir boa literatura e publicar trabalhos de primeira qualidade de grandes escritores paraenses”, ressaltou.

O editor e coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, destacou a importância da inclusão do livro do escritor Eimar Tavares, destacando o compromisso em promover a cultura e a literatura regionais.

Moisés Alves afirmou que “Eimar Tavares faz parte de uma das nossas linhas editoriais que, além de valorizar o livro e a leitura, a cultura e a literatura, recupera a memória dos autores que estão fora de catálogo e que deram suas contribuições para a literatura no Pará”.Parentes do autor participaram do lançamento na Festa Literária de Bragança

Para Cláudio Barros, ator, produtor cultural, diretor e neto de Eimar, o evento revela a obra literária do poeta e o coloca no lugar merecido. “Agora, você pode conhecer a literatura do poeta bragantino adquirindo um de seus livros. Estava faltando isso”, acrescentou.

Eimar Tavares foi tipógrafo, escritor, poeta e jornalista, nascido na cidade de Bragança em 1909. Aos 9 anos, ingressou no Instituto Lauro Sodré. Com 19 anos, residindo em Belém, escreveu seu primeiro poema.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer o estande da Editora da Ioepa, com 46 livros de autores paraenses. Entre as obras disponíveis para compra destacam-se títulos notáveis, como “Flauta de Bambu”, “Chão de Dalcídio - Perspectivas”, “Quilombo América” e “Baixo-Tocantins - Na Vida de Sua Gente”.

Presença garantida - A Festa Literária, que ocorre no Teatro Museu da Marujada, será encerrada as 21 h de domingo (10). A Editora da Imprensa Oficial vem participando das Festas Literárias deste ano no interior, organizadas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com as prefeituras municipais.

Além da participação na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em setembro, em Belém, com o lançamento de 42 títulos de autores paraenses ao longo de 2023, a editora já marcou presença nas Festas Literárias de Cametá, Castanhal, Altamira e Santarém.

A programação completa da Festa Literária de Bragança está disponível no Instagram da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes - @feiradolivroedasmultivozes. (Com informações de Gilmar Xavier)