Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GERAÇÃO DE RENDA

Usinas da Paz ofertam cursos de gastronomia com temática natalina 

Por Paulo Garcia (SETRAN)
20/12/2023 15h19

Neste clima festivo de Natal, as Usinas da Paz estão se destacando ao oferecerem cursos especiais na área de gastronomia, proporcionando a mais de 370 alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades na arte da culinária natalina. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), visa capacitar os participantes no Curso Profissionalizante em Confeitaria.

A confeitaria, como ramo da gastronomia, se concentra no preparo, decoração e apresentação de pratos doces, e neste contexto natalino, os alunos estão imersos na produção de delícias típicas da época, como panetones, bolos e biscoitos natalinos. “Essa semana estamos finalizando o curso profissionalizante em Confeitaria. Estamos ensinando, desde o início até o módulo avançado, técnicas de preparação de bolos, taças, roscas, biscoitos… E agora estamos preparando produtos natalinos, como já estamos próximo do Natal, utilizamos essa data para ensinar também produtos temáticos”, informou Letícia Leal, coordenadora da sala de gastronomia da Usina da Paz Guamá.

Além do aprendizado culinário, a abordagem empreendedora é enfatizada, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos na geração de renda. "Os alunos estão amando, eles querem aprender cada vez mais. E quando iniciam, querem se inscrever no próximo. O feedback é muito bom, já temos casos de alunos que saíram daqui e começaram a empreender, aumentaram seus negócios, estão trabalhando e gerando renda", destaca Letícia.

As aulas, que ocorrem em três turnos distintos (manhã, tarde e noite), contam com 15 alunos por turma, totalizando uma experiência mais personalizada. Esta é a última oficina do ano, mas as oportunidades de aprendizado continuam no próximo ano, com novas turmas previstas para janeiro.

Oportunidades de transformação - A história de sucesso da cozinheira Maria de Nazaré, de 54 anos, reflete a transformação que os cursos de gastronomia nas Usinas da Paz proporcionam. Após um ano de participação em seis cursos na Cabanagem, Maria conseguiu aplicar seus conhecimentos de forma profissional, trabalhando com encomendas e vendas de trufas, bolos e salgados.

"Graças a tudo que aprendi na Usina da Paz, eu consegui trabalhar com encomendas e vendas de trufas, bolos e salgados, sem falar que além da culinária, fiz parte das aulas de informática e do projeto Mover Bem-Estar, e pretendo continuar no ano que vem", relata Maria de Nazaré.

Outra participante, a dona de casa Eliziane do Carmo Ferreira, buscou aprimorar suas habilidades culinárias. "Estou amando fazer os cursos de culinária das Usinas da Paz, já fiz também o curso de culinária árabe e auxiliar de panificação, e estou aprendendo mais para pôr em prática em casa. Quem sabe, mais lá para frente, eu começo a empreender e ganhar um dinheiro extra", pondera.

Programação - Os cursos de gastronomia das Usinas da Paz oferecem oportunidades para diversas faixas etárias, a partir de 16 anos. Os cursos de extensão, que têm duração de 80 horas, abrangem diferentes horários e áreas da gastronomia, além do curso profissionalizante em Confeitaria, que segue até essa sexta-feira (22), as Usinas da Paz estão ofertando a formação profissional em Buffet e Petiscos, no turno da tarde, e o curso de Cozinheiro Chef Internacional, no período da noite.

As inscrições para as novas turmas serão divulgadas em breve, para se inscrever basta procurar a recepção das Usinas da Paz ou as redes sociais (@usinasdapaz), sendo necessário levar os documentos originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.