Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Em Belém, Sespa inicia vacinação contra Influenza e Covid-19 nas Usinas da Paz

A iniciativa da Sespa, que prossegue até 29 de fevereiro, visa ampliar a proteção contra duas doenças que podem levar à morte

Por Mozart Lira (SESPA)
24/01/2024 14h48

Waldelino Maia da Silva recebeu a dose contra InfluenzaAs cinco Usinas da Paz localizadas em Belém (Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) estão oferecendo doses de vacina para prevenção da Influenza (gripe) e Covid-19 nesta quarta-feira (24). A vacinação prosseguirá até o dia 29 de fevereiro, nos horários de funcionamento de cada UsiPaz.

Essa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) visa ampliar o alcance da vacinação contra a influenza e a Covid-19 no Pará, de forma a reforçar a imunização do público-alvo, sobretudo no inverno amazônico, muito chuvoso, considerado por especialistas como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.

Aline Silva chegou cedo à UsiPaz para se vacinarProteção - A vacina contra Influenza é segura e protege contra os três principais vírus em circulação no Brasil durante o inverno. A fabricação é feita com vírus inativados, fragmentados e purificados, sem nenhum risco de induzir à doença. Podem se vacinar contra a Influenza todas as pessoas acima de seis meses de idade.

“As pessoas que tomarem a vacina terão bem menos chances de desenvolverem complicações e precisarem de internações, reduzindo a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da Influenza”, explicou Daniele Nunes, diretora de Epidemiologia da Sespa. 

A vacina também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.

No caso da vacina contra a Covid -19, as pessoas devem levar seus cartões de vacinação para verificação do esquema de imunização ideal. 

A estudante Beatriz Amorim Santos também já garantiu sua proteçãoAtualizar as doses - No primeiro dia de aplicação das vacinas nas Usinas da Paz, houve procura considerável pela população. Na UsiPaz da Terra Firme, por exemplo, a estudante Aline Silva, 22 anos, foi uma das primeiras a se vacinar. “Importante vir cedo e garantir a atualização das doses”, disse Aline. 

O aposentado Waldelino Maia da Silva, 73 anos, foi garantir a proteção contra a Influenza. “Falta atualizar a da Covid, pois tenho que baixar o aplicativo do SUS pra relembrar quantas doses tomei, visto que perdi os cartões de vacinação de papel”, contou.

A vacinação nas Usinas está sendo executada pelos profissionais do 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS) da Sespa. No sábado (27), quando ocorrerá o Dia D de vacinação contra a gripe no Pará, essas cinco Usinas da Paz em Belém vão oferecer a vacinação normalmente.