Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E OPORTUNIDADES

Setur realiza palestra sobre Mapa do Turismo para gestores municipais 

Encontro disponibilizará orientações sobre o Programa de Regionalização do Turismo e os critérios de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro

Por Israel Pegado (SETUR)
20/02/2024 11h44

Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizam palestra para 31 gestores municipais de turismo do Conselho Integrado dos Municípios Paraenses (COIMP), na manhã desta quarta-feira (21), a partir das 9h, no auditório do próprio COIMP. No encontro serão abordados temas como como é possível se tornar integrante do Mapa do Turismo e sobre a importância e a visibilidade dessa inclusão para os municípios.

“Esse encontro com gestores municipais de turismo para orientações sobre o Programa de Regionalização do Turismo e os critérios de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro é uma grande oportunidade para capacitar esses profissionais e fortalecer suas estratégias de desenvolvimento do turismo permitindo uma melhor articulação entre os municípios, favorecendo parcerias e ações conjuntas para o crescimento sustentável do setor tanto a nível local quanto regional”, explica o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida.

Ao lado do também turismólogo da Setur, Cleber Gomes, serão apresentados os conceitos e o funcionamento do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), a institucionalização das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a criação e planos de ação dos Conselhos Municipais de Turismo, o papel dos interlocutores municipais, regionais e estaduais do PRT, os critérios para a inclusão no Mapa e ainda o uso da plataforma Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro).

“Eu senti que precisava fazer algo para incentivar, promover e que pelo menos os municípios comecem a pensar em fomentar mais o turismo em seus municípios. Mas percebo que se faz necessário levar informação aos gestores e motivá-los para que juntos possamos fazer primeiro o dever de casa e fomentar o turismo. Já que o Para é rico, temos os mais diversificados tipos de turismo e que precisa acontecer. Se o Sul e o Nordeste podem, por que não o Norte?”, argumenta a técnica de Cultura e Turismo do COIMP, Elizabeth Souto.

Atualmente, o COIMP reúne 31 municípios associados. “Se pelos menos conseguirmos que 50% desses municípios compreendam a importância do turismo para os municípios já vai ser muito bom”, destaca Elizabeth

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que define a área, o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas.

A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de ferramentas de gestão voltadas ao turismo, apto a uma série de vantagens para o desenvolvimento de políticas públicas e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.

“O encontro oferece um espaço para troca de experiências e boas práticas, enriquecendo o conhecimento e estimulando a inovação na gestão do turismo municipal”, conclui Hugo Almeida.