Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Castelo de Sonhos reforça ações de combate contra a dengue e a malária

Capacitações de profissionais e orientações aos usuários e a população estão sendo desenvolvidas pela Unidade

Por Ascom (Ascom)
25/02/2024 10h36

Durante o inverno amazônico é comum o aumento das chuvas e com isso, aumenta também, a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças. Pensando nisso, o Hospital Geral Público de Castelo dos Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), na região de Altamira, área de integração do Xingu, está reforçando ações de combate a dengue e a malária, dentro e fora da unidade.

Isabela Sousa, enfermeira.A enfermeira da unidade, Isabela Sousa, faz um alerta à população da região para as medidas de prevenção, como por exemplo, não deixar água parada no quintal, evitando que ela fique acumulada em calhas ou em outros recipientes, limpar periodicamente a caixa d’água e mantê-la fechada e evitar o descarte inadequado do lixo doméstico em áreas externas da residência.

"Estamos com bastantes notificações de dengue e malária no hospital. Esse quantitativo tem aumentado nesses períodos de chuva e por estarmos no interior, ou seja, mais perto da floresta e lagos. Quando esses pacientes chegam até a unidade, nós fazemos a notificação compulsória deles e é através disso que temos os indicadores", pontuou.

A profissional enfatiza que é necessário procurar o serviço de saúde e um médico assim que aparecerem os sintomas. Ele destaca ainda que os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores no corpo, aparecimento pintinhas na pele, que é um indicativo de dengue.

“A dengue e a malária podem levar a pessoa a morte, por isso é importante procurar atendimento médico logo no início, para fazer exames e começar tratamento”, alertou. 

Capacitação

Outra iniciativa do Hospital Castelo dos Sonhos para atender melhor a população e orientar de forma mais assertiva seus usuários, é capacitação dos profissionais. "Na próxima quarta-feira (28), teremos um treinamento com foco na dengue tendo como facilitador um infectologista. E, estamos nos preparando, adotando medidas de prevenção e orientando os nossos pacientes quanto ao uso de máscaras, lavagens das mãos e utilização do álcool em gel, para evitar outros tipos de doenças também", adiantou. 

"Investimos em ações de orientação porque elas reforçam o nosso compromisso com a prevenção de forma geral. Muitas doenças podem ser evitadas por meio de uma população instruída. Além disso, realizamos serviços médicos especializados, além dos atendimentos de urgência e emergência. Sem dúvida, esse hospital faz a diferença na vida de milhares pessoas do sudoeste paraense", frisou o diretor-técnico da unidade, Douglas Rosa Do Nascimento.

HGPCS - O Hospital Geral de Castelo dos Sonhos é referência em atendimentos de baixa complexidade e trouxe melhorias na área da saúde, facilitando o acesso aos serviços médicos para a população que vive à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).   

A unidade possui em sua estrutura 34 leitos operacionais e não operacionais e oferta consultas, cirurgias, exames e outros atendimentos em sete especialidades médicas: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia e Clínica Médica.

"A chegada do Hospital Geral de Castelo dos Sonhos, no distrito, só trouxe benefícios para a população daquela região. Com atendimento seguro e de qualidade e as principais especialidades básicas, essas pessoas não precisam mais se deslocar para outros municípios para serem atendidas ou fazerem pequenos procedimentos. É a saúde avançado cada vez mais nessa região", ponderou a secretária de estado de saúde pública, Ivete Gadelha Vaz.

A unidade pertence ao governo estadual e tem a administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem atendimento de Emergência e Ambulatorial e ocorre de forma referenciada, encaminhado ao Hospital por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária e Militar.


Texto: Ascom Hospital de Castelo de Sonhos