Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACOLHIMENTO

Governo do Estado entrega Centro para Idosos em Santa Izabel do Pará

O investimento de mais de R$ 1 milhão, vai beneficiar as pessoas assistidas com mais conforto e segurança no desenvolvimento das atividades

Por Governo do Pará (SECOM)
15/03/2024 19h53

O governo do Estado entregou a reconstrução e ampliação do Centro de Convivência da Pessoa Idosa “Anastácio da Silva”, em Santa Izabel do Pará. Durante a cerimônia, o governador do Estado, Helder Barbalho, conheceu as novas instalações. O objetivo equipamento público é disponibilizar um espaço adequado para atender as necessidades da população local, com destaque para a terceira idade.

“Hoje entregamos um dos melhores centros de convivência para garantir dignidade para os nossos idosos, que cheguem em um local adequado, para viver sua velhice, mas acima de tudo, tenham o direito de escolher continuar vivendo. A idade não é a da carteira de identidade ou da certidão, a idade está na cabeça de cada um. Disponibilizaremos aqui um ambiente para que se sintam acolhidos com dignidade, para poderem fazer hidroginástica, fazer arte, para poderem se sentir úteis e felizes com o convívio social”, disse o chefe do executivo estadual. 

A obra é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) com a prefeitura e possui um investimento de R$ 1.095.367,76. Foi feita a reconstrução do espaço existente e a construção de novas áreas para ampliar as atividades e os cuidados com a população da terceira idade. 

Com uma fala bem paraense, a aposentada Maria Correia, de 84 anos, contou o que achou do novo espaço e de como vai aproveitar. “Minha, mana, fiquei emocionada que ainda não tinha vindo aqui. Achei muito bacana, bom mesmo. Eu pedi que queria melhorias para nós, porque lá no outro centro não estava adequado. Agora, vai ser melhor. Esses espaços são muito bons”, disse bem humorada. 

Os frequentadores contam, além de uma moderna estrutura e conforto, com área de jogos, piscina, passarela coberta entre os blocos, salão de atividades e eventos, vestiários, jardim vertical, bancos de descanso e contemplação de jardim e caramanchão para passar a tarde. 

São ministradas atividades recreativas com foco nas necessidades e no desenvolvimento das pessoas idosas. Dona Francisca Irene, de 76 anos, conta sobre o atendimento no centro. 

“Uma alegria imensa, amei. O nosso lá era tão fraquinho. Agora é uma maravilha, vai ser o melhor lugar pra gente. Aqui a gente dança, a gente brinca, as professoras ensinam a gente, a gente faz natação. Não tinha piscina e aqui já tem. Agora que eu não faltarei nem um dia”, contou dona Francisca. 

O espaço vai oferecer cuidado para a pessoa idosa, assistência à saúde e atividades, com a finalidade de assegurar a melhoria na qualidade de vida e bem-estar, com um ambiente seguro para a perícia de exercícios e acolhimentos. 

Já a dona Tabaraná Silva, pensionista, destaca a importância do cuidado e da atenção com as pessoas mais idosas. “Esse espaço está maravilhoso, a equipe que eles colocaram é excelente, tem acolhimento porque nós idosos a gente se sente assim solitária na nossa própria casa. A gente chega aqui de manhã e diz assim, a gente vai lá para a nossa creche, chega aqui o acolhimento deles é ótimo”, falou a frequentadora do Centro.

Texto: Lucas Rocha/Seop