Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Natea dos Caetés antecipa comemoração em alusão à Páscoa e promove programação inclusiva

Por Governo do Pará (SECOM)
29/03/2024 13h29

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, localizado em Capanema, no Nordeste Paraense, antecipou as comemorações em alusão à Páscoa e promoveu uma ação inclusiva com temática aos seus usuários e acompanhantes.

A ação, de caráter lúdico, foi composta por intervenções terapêuticas com oficinas da páscoa, repleta de animação, integração e cuidado, evidenciando o compromisso da instituição com o bem-estar de cada indivíduo atendido. Para tanto, foi elaborado um circuito psicomotor, confecção de acessórios com o tema da Páscoa, caça aos ovos, entre outras atividades conduzidas pela equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física e cuidadores.

Essa iniciativa exemplifica o compromisso do Natea dos Caetés em proporcionar apoio integral e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Aursita (TEA) da região. A supervisora do Natea dos Caetés, Giselle Marçal, destacou que as atividades alusivas à Páscoa tem a finalidade de proporcionar momentos de descontração aos usuários nas terapias. “Desenvolvemos atividades lúdicas para trabalharmos a criação e manutenção de repertórios comportamentais como a criatividade e estimular a interação social dos menores.

Dedicamos esses dois dias da semana para que as crianças tivessem a oportunidade de participar de oficinas artísticas, brincadeiras, circuito psicomotor, oficinas de montagem de doces, caça aos ovos, entre outros’’.

Alycia Costa, terapeuta Ocupacional, explicou um pouco sobre a programação “As atividades alusivas às datas comemorativas têm o intuito de criar um ambiente cultural em que os nossos usuários possam ter contato com atividades mais livres, mas com relação direta aos símbolos e reflexões relacionadas a está data”. Manoel Ernesto Araújo Teixeira, de 47 anos, pai Pedro Eder de Miranda Teixeira, de 13 anos, que já faz acompanhamento no Natea dos Caetés há um ano e meio, aprovou a iniciativa da instituição.

"Acho muito bom, pois é importante que meu filho conheça e participe dessas datas do calendário como uma forma de inclusão. Isso é muito gratificante. Ver também a participação de todos os profissionais no atendimento e na atenção contribui muito para o desenvolvimento dele”,disse o pai do usuário, residentes do municípios de Santarém Novo, a 43 km de Capanema.

Acesso aos serviços - Para ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés ser atendido no Natea Caetés, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, seja criança, adolescente e/ou adulto, deve seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo. Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que possuem a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Atendimento - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE). Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto de Felipe Brito / Ascom CHC