Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Cosanpa promove treinamento com alunos da Escola de Ensino Técnico

Os alunos aprenderam procedimentos técnicos e sobre uso consciente de água desde as torneiras até a rede de esgoto

Por Governo do Pará (SECOM)
05/04/2024 14h23

Nesta semana, alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato (EETEPA), em Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, receberam treinamento de técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A iniciativa faz parte de uma parceria da Companhia com a instituição de ensino.

Segundo o coordenador de Esgotamento Sanitário da Cosanpa na Região do Baixo Amazonas, Jamison Leal, a primeira etapa do processo começou com o treinamento. O objetivo é prosseguir, colocando em prática tudo o que foi ensinado. “Essa parceria será boa para ambos os lados. Ganham os estudantes ao adquirir conhecimento, e ganha a Cosanpa, através dos resultados da pesquisas. Mas antes disso vamos capacitar os interessados e orientar sobre os cuidados que devem ser tomados com esgoto”, explicou Jamisson Leal.Treinamento oferecido pela Cosanpa a estudantes de cursos técnicos será considerado carga horária complementar

Conteúdo - Na capacitação, os alunos aprenderam a criar sistemas cadastrais, levantamento de dados e o uso consciente de água, desde a saída das torneiras até o esgoto. “Sobre os cadastros, falamos da importância desse levantamento com o crescimento da população. Saber a quantidade de residências, qual a população de cada bairro, por exemplo. Com isso a gente consegue melhorar a capacidade de distribuição de água, além de capacitar novos profissionais na área” disse o coordenador do Setor Comercial da Cosanpa no Baixo Amazonas, Ranusio Reis.

Na EETEPA, o professor responsável pela parceria é o engenheiro sanitarista Alisson Mota. “O treinamento vai entrar como carga horária complementar na disciplina, que é muito importante para que os alunos presenciem na prática essas atividades que a gente mostra em sala de aula, dentro dos nossos conteúdos", informou o professor.

Para os alunos participantes do projeto, a primeira etapa foi cheia de novidades. Dominique da Silva prestou atenção em todos os detalhes. “O treinamento é só o começo. Aqui tivemos o primeiro contato com as equipes da Cosanpa que vão nos acompanhar. Não vai parar na instrução, e sim na prática. Além de aprender, vamos poder ajudar a nossa sociedade, e isso é muito bom. Agrademos muito à Cosanpa pela oportunidade", ressaltou a aluna.

Texto: Meliny Campos - Ascom/Cosanpa