Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COP 30

Governo do Pará autoriza construção do Parque Linear da Tamandaré

A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Helder Barbalho. A obra integra os investimentos do Estado para urbanizar Belém e garantir qualidade de vida à população.

Por Governo do Pará (SECOM)
12/04/2024 19h54

Com a finalidade de preparar Belém para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025, o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou nesta sexta-feira (12) a Ordem de Serviço para a construção do Parque Linear da Tamandaré e reconstrução do Canal da Avenida Almirante Tamandaré. Este será o primeiro parque linear da capital paraense.

O projeto está entre as intervenções urbanas que serão executadas pelo governo para melhorar a mobilidade, o lazer e a urbanização em Belém. As obras já iniciaram com o levantamento topográfico e social, perfuração de solo, cadastro de moradores e limpeza da área.

Governador Helder Barbalho após a assinatura da Ordem de Serviço do primeiro parque linear de BelémO governador Helder Barbalho, após a assinatura da OS, caminhou pela via, conversou com moradores e explicou a importância dos investimentos.

“Esta é uma obra importantíssima dentro da organização urbana para a nossa cidade. O governo do Estado planejou um conjunto de obras para melhorar Belém. Obras de saneamento e de macrodrenagem, que estão sendo estruturadas e executadas nas áreas que historicamente alagam, mas também obras que deixam a cidade melhor, mais bonita. E o Parque Linear da Tamandaré compõe esta estratégia, já que nós estamos falando de urbanizar toda esta região com o equipamento público urbano de embelezamento de um novo espaço turístico, nova área de lazer, junto com o terminal hidroviário, que também está incluído no projeto”, informou o chefe do Executivo estadual.Novos espaços de convivência beneficiarão as famílias com mais lazer e área para a prática de esporte

Helder Barbalho destacou, ainda, que “aqui na Tamandaré será um novo ponto de chegada e de saída para Cotijuba, para o Combu, para as nossas ilhas, para o Marajó. Portanto, para dialogar e abrir portas para a Baía do Guajará, para o rio, e com isso nós começamos a integrar urbanisticamente a nossa capital. Esta é uma obra estratégica para deixar Belém mais bonita, e deixar um legado para a cidade, na transformação que todos nós queremos para Belém”.

Governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, coordenadora do Comitê da COP 30Modernidade - A vice-governadora Hana Ghassan, que coordena o Comitê da COP 30 no Pará, ressaltou o volume de investimentos que serão feitos em toda a capital paraense para receber o evento internacional.

“Aqui vai ser uma reconstrução. Ficamos muito felizes de poder dar essa notícia pra todos os moradores dessa área, porque é uma valorização de todo esse bairro, de todo esse espaço. E vai se tornar um dos lugares mais bonitos de Belém. A Nova Tamandaré será um parque linear com um terminal no final. Obras que vão tornar Belém muito mais bonita e moderna”, reiterou Hana Ghassan.

O Canal da Avenida Tamandaré tem cerca de 1,4 quilômetro de extensão. Na área serão executados 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, instalação de quatro passarelas e construção de uma subestação com cinco comportas, para controlar o fluxo das marés no canal. 

A obra será coordenada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e executada pela empresa OCC Participações e Construções LTDA. O investimento de R$ 154.268.278,50 é feito  via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Canal da Avenida Tamandaré hoje: área será transformada em mais uma referência para o turismo na capital paraense

Moradora há mais de 40 anos no bairro da Cidade Velha, Vilma dos Santos falou sobre a importância da obra para os comerciantes locais. “Uma obra que vai melhorar muito o bairro, porque está precisando. Principalmente quando chove, a maioria das ruas daqui do bairro vão para o fundo. Esperamos que venha melhorar e traga mais turismo, para melhorar a renda do povo, porque nós temos muitos comerciantes na área. Que venha trazer melhoria, e acima de tudo venha com segurança, também. A expectativa é a melhor possível. Que venha dar vida para o bairro; a Cidade Velha tá precisando disso”, disse Vilma.

Novo Parque - O Parque Linear Tamandaré será implantado ao longo do canal da Avenida Almirante Tamandaré para atender à população do entorno, com a criação de um espaço público de qualidade, que engloba parte do centro histórico da capital paraense e importantes equipamentos públicos, como o Parque Zoobotânico Mangal das Garças.

“O Parque Linear Tamandaré é a transformação de um canal urbano em aproveitamento de uma área que vai se transformar em um grande parque urbano, sendo complementado ao seu final, às margens da Baía, com um terminal hidroviário, que muito vai facilitar a vida das pessoas, dos turistas, dos comerciantes, das pessoas que trabalham com os barcos de travessia, que poderão ser levados para o Combu, Mosqueiro e a região das ilhas. Muito mais que isso, é a valorização de uma via importante, com asfaltamento, novo saneamento, melhoria e limpeza do canal”, pontuou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

O projeto visa integrar o canal à cidade, proporcionando maior contato da população com a água e resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a comunidade, com a construção de espaços de convivência, como oito quiosques, jardins de chuva, áreas contemplativas, espaço para eventos, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre, urbanização da Praça Onze de Junho e construção da praça do terminal.

Lazer e turismo - O novo espaço público vai proporcionar mais opções de lazer, área para a prática de esportes e praça de alimentação. A nova Praça do Terminal, na desembocadura do canal, será uma janela para o rio e um novo espaço turístico.

Espaços públicos que oferecem lazer aos moradores são fundamentais para a população. Rosa Maria Ramos, que reside na Avenida Tamandaré há 43 anos, falou sobre sua a expectativa diante do projeto. “Tenho orgulho da minha rua, e agora mais orgulhosa estou com esta maravilhosa obra do nosso governador. Hoje, é só coisas boas, coisas maravilhosas, e melhorias para todos nós que precisávamos. A nossa praça fica muito escura. Já tirou a liberdade da gente na praça. E com esse desenvolvimento, eu tenho certeza que veio tudo pra melhor!”, afirmou a moradora.

A arborização, tão necessária para melhorar as condições climáticas, será um dos diferenciais do Parque da Tamandaré. O projeto inclui plantio de árvores; área de passeio público para dentro do canal, por meio de uma passarela em balanço, e jardins nos passeios, sem comprometer a estrutura do canal.

Drenagem - A permeabilidade do solo e a infiltração pluvial são estratégias importantes para melhorar os sistemas drenagem e diminuir eventuais alagamentos. Os jardins de chuva são projetados para potencializar a retenção, o tratamento e a infiltração das águas pluviais. Será feita dragagem no fundo do canal para aumentar a capacidade de escoamento do volume de água. As comportas vão ajudar no controle de água dentro do canal. 

O novo terminal será mais uma porta de entrada para a capital paraense, próximo à Praça do Arsenal. A construção inclui dragagem no leito do canal e no rio, criando espaço para embarcações.

Texto: Lucas Rocha – Ascom/Seop