Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

FCP promove o workshop "Performances do Caminhar" com doutor em Artes Artur Dória

Projeto MiniLab oferece curso gratuito para explorar poéticas do caminhar nas artes performativas

Por Helena Saria (FCP)
15/04/2024 21h24

A Fundação Cultural do Estado do Pará, através da Coordenadoria de Linguagem Cênica da Casa das Artes, apresenta mais uma oportunidade para os amantes das artes: o workshop "Performances do Caminhar" com o pesquisador, professor e doutor em Artes, Artur Dória. O evento é destinado a explorar as nuances do caminhar como expressão artística e será realizado de forma presencial na próxima terça-feira (16), na Sala de Dança da Casa das Artes.

O workshop, que oferece uma abordagem teórica e prática, visa experimentar os percursos e poéticas que surgem das diversas e inesperadas relações entre o ato de caminhar e suas múltiplas formas de expressão e criação no campo das artes, com especial ênfase nas artes performativas.

O artista Artur Dória explica que o objetivo do MiniLab Performances do caminhar é explorar algumas possibilidades de criação artística que podem ser despertadas a partir da prática do caminhar em sua condição urbana, propondo o caminhar em uma dimensão de movimento ampliado e utilizando-o como um recurso metodológico através de exercícios que suscitem relações inusitadas com outras formas de fazer. “Assim, o que interessa é experimentar de maneira coletiva algumas das qualidades e propriedades inerentes ao caminhar como um ato indutor de ações performáticas”, detalha Dória. 

Quanto ao papel da Fundação Cultural do Pará, o artista conta que “fomentar esse tipo de atividade se dá principalmente na possibilidade de nós artistas-pesquisadores podermos levar e praticar as nossas pesquisas junto a públicos fora do eixo acadêmico, o que mostra, por sua vez, que essas pesquisas ganham fôlego extra, ou seja, que continuam ocorrendo e se desdobrando para além da universidade”, conclui. 

Além de artista de performance, Dória é também poeta, escritor, pesquisador e professor. Com doutorado em Artes pela UFPA e mestrado em Artes pela UFC, sua pesquisa se concentra nos processos de criação em performance, utilizando o caminhar como metodologia aliada à escrita. Dória é também autor de obras como "Trago de Passos Descalços" (Editora Substânsia, 2017), "Túmulo de Vagalumes" (Bar Editora, 2020) e "Paisagens Caminhantes" (CRV, 2020).

Marckson Moraes, técnico responsável pela organização da atividade, explica a proposta do projeto MiniLab "a intenção é trocar com a comunidade sobre os projetos de pesquisa que foram resultado do Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística. A ideia é tornar acessível à pesquisa da pessoa premiada, então a oficina é baseada no projeto contemplado. E também vamos convidar outras pessoas além dos contemplados, outros artistas que tenham pesquisas interessantes para esse projeto na Casa das Artes".

Essa iniciativa demonstra o compromisso da Fundação Cultural em apoiar e fortalecer a produção artística local, proporcionando espaços de diálogo e colaboração entre artistas e pesquisadores. O workshop "Performances do Caminhar" é apenas uma das muitas atividades planejadas dentro do contexto do projeto MiniLab, que promete ser uma plataforma dinâmica e inclusiva para o desenvolvimento e compartilhamento de projetos de pesquisa na Casa das Artes. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas até esta segunda-feira, 15, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdA-ax_4gb50BXLOdBsG8vDXyndFxcfpFP0eu9huacx-8m_bg/viewform.

Serviço:
Evento: Workshop “Performances do Caminhar” com Artur Dória
Data: 16 de abril  
Horário: 17h às 22h  
Local: Casa das Artes  
Endereço: R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236.