Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE

Acará vai ganhar um novo Terminal Hidroviário entregue pelo Governo do Pará

Com quase 100% dos serviços concluídos, a obra vai beneficiar os mais de 60 mil habitantes do município e deve potencializar a economia e o turismo

Por Talytha Reis (CPH)
16/04/2024 11h09

A população do Acará, na região nordeste paraense, vai poder desfrutar, em breve, do novo Terminal Hidroviário, que já está com quase 100% dos serviços concluídos. A entrega do equipamento público, reconstruído pelo governo do Estado, às margens do rio que leva o nome da cidade, vai beneficiar os mais de 60 mil habitantes do município, além de melhor atender os visitantes, e potencializar a economia e o turismo local.

Com investimento superior a R$ 4 milhões, a obra do novo equipamento público, executada pela Companhia de Portos e Hidrovias do Estado (CPH), vai garantir mais conforto e segurança às pessoas, com ambientes como a área exclusiva para transporte de cargas, guichês para vendas de passagens, lanchonete, banheiros e salas para órgãos oficiais. Todos os espaços serão integrados por meio de uma área de circulação com mais de 110 metros quadrados.

“Estamos com a obra quase finalizada e vai beneficiar a população do Acará, com um espaço moderno para entregar à população que melhor atender as pessoas e fomentar o turismo na região. Mais uma obra do Governo do Estado que vai fazer total diferença na vida das pessoas”, disse Josenir Nascimento, presidente da CPH. 

O terminal também conta com um moderno Conjunto Naval, composto por uma plataforma em concreto, com uma rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento, ambos cobertos e já finalizados, que vai garantir a segurança em todo trajeto de embarque e desembarque de passageiros.

A obra foi realizada conforme as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.

“O governador Helder Barbalho tem priorizado o setor hidroviário do Pará, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a população, pois 70% das pessoas no Pará utilizam o transporte aquaviário”, ressaltou o secretário.