Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará avalia as metas do PPA no primeiro trimestre de 2024

Durante encontro de diretores e gestores, houve avaliação do PPA Estadual e apresentação do PPA Suasa

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
16/04/2024 14h09

Rogério Lourenço, coordenador de planejamentoA diretoria Geral, diretores da área animal e vegetal e gerentes de áreas técnicas da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) discutiram na manhã desta terça-feira, 16, no auditório da Autarquia, em Belém, as metas estabelecidas para a Defesa Agropecuária no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado para os próximos quatro anos.

Durante a reunião, o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, falou sobre a importância de manter a continuidade das ações desenvolvidas pelas áreas técnicas, para que o Pará prossiga executando uma Defesa Agropecuária forte e eficaz com a manutenção dos índices de metas alcançadas, que superam os 70% em todos os programas de sanidade agropecuária executados pela Adepará.

Jamir Macedo, Diretor da Adepará"Nós fizemos uma avaliação do primeiro trimestre das ações realizadas, das metas pactuadas e o percentual de atendimento dessas metas para que nós possamos ter uma tomada de decisão rápida e necessária de pontos principais que precisam de auxílio no sentido de manter a Agência de Defesa sempre com ações fortes a campo e garantindo com que o nosso objetivo seja alcançado, que é a manutenção da sanidade da produção agropecuária do Pará", enfatizou.

Por meio de videoconferência, os servidores também acompanharam a apresentação do PPA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com a Dra. Ana Lúcia Stepan, que abordou os objetivos estratégicos e as metas estabelecidas para a Defesa Agropecuária em âmbito federal, que vão permitir o alinhamento entre o planejamento elaborado pela União, Estados e o Distrito Federal.

Durante o encontro, a Coordenadoria de Planejamento da Agência de Defesa abordou o PPA Estadual e apresentou a Avaliação de 2023 e um balanço do primeiro trimestre de 2024.

“Nós aproveitamos para mostrar a avaliação final de 2023 do nosso PPA do Estado e a avaliação do primeiro trimestre de 2024. É o acompanhamento que a gente está fazendo trimestralmente. Sendo que todo mês, no momento em que as gerências nos enviam os dados, fazemos uma análise e enviamos para o Diretor Geral e demais Diretorias, havendo assim um acompanhamento mensal. Nós queremos, ao final do ano, permanecer no verde no Estado, batendo no mínimo 70% das metas físicas, executando o nosso orçamento e tendo cobertura territorial”, ressaltou Rogério Lourenço, coordenador de planejamento da Adepará.

PPA unificado - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está realizando uma integração dos PPAs estaduais de todas as 27 Unidades da Federação, para formar um PPA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. A partir de maio, a Adepará fará parte do segundo bloco de Estados e estará integrada em âmbito nacional às 255 metas federais do Plano, que incluirá as prioridades pactuadas entre a Secretaria de Defesa Agropecuária e os Órgãos Estaduais de Sanidade Agropecuária – OESA. O lançamento oficial do PPA Suasa será em maio em Brasília.

“A partir de junho, nós vamos seguir essa determinação federal e vamos lançar nossas ações também para o Mapa como parte integrante do PPA Suasa. Então, é importante que toda a Agência leve a sério o planejamento e atenda as metas a nível estadual e, agora, com mais um reforço, pois o planejamento também passa a ser importante a nível federal”, disse o coordenador.

Plano Plurianual - O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações do governo, abrangendo de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte. 

No âmbito da Defesa Agropecuária, são prioridades os programas sanitários executados anualmente pela Adepará, fundamentais para manter o território paraense livre de doenças e pragas, fortalecendo o agronegócio e garantindo, por meio do desenvolvimento de políticas públicas, a manutenção de emprego e renda no campo.