Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Com apoio do Governo, alunos do Parádesporto participam de campeonato Brasileiro de Bocha Olímpica

O campeonato acontece de 16 a 20 de abril

Por Carol Amorim (SEEL)
16/04/2024 14h57

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), dois atletas do programa Parádesporto vão participar do 3º Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, em Curitiba, no Paraná, do dia 16 a 20 de abril. Representando o Pará, a Seel enviou os atletas Lauan Adryo Oliveira do Nascimento e Maria Sofia dos Santos Bilino, além de dois membros da delegação.

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, reforça a importância de apoiar a participação dos atletas e paratletas paraenses. "O Governo do Pará sempre faz questão de apoiar os atletas paraenses que vão representar o Estado em competições regionais e nacionais. Nos orgulhamos dos nossos atletas e paratletas e entendemos a importância do nosso apoio e da participação deles nas grandes competições", afirma.

O Programa Parádesporto, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), tem o objetivo de impulsionar o esporte adaptado no Estado do Pará e realiza atividades esportivas gratuitas para pessoas com deficiência de 9 a 17 anos, em Belém. Ao todo, são nove modalidades esportivas realizadas na sede da Tuna Luso Brasileira.

"É muito importante para o nosso estado e para os atletas, que têm pouco apoio em relação à passagem. Isso é muito importante para o esporte Paralímpico e Paradesporto em Belém", diz Valdir Aguiar, técnico e professor do programa Parádesporto.

A bocha é um esporte que permite que atletas com comprometimento motor compitam, e necessita de uma abordagem tanto tática quanto técnica. Os atletas utilizam cadeiras de rodas e seu objetivo é lançar bolas coloridas o mais próximo possível de uma bola branca. É permitido o uso das mãos, dos pés, de instrumentos de auxílio e a assistência de ajudantes, para os atletas com maior comprometimento motor.