Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍCIA CIENTÍFICA

Análise pericial contribui para incineração de toneladas de drogas apreendidas em Abaetetuba

Os peritos analisaram 2.867 tabletes de entorpecentes apreendidos durante a Operação “Guardião do Norte”

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
16/04/2024 18h41

Peritos criminais do Laboratório de Química Forense, instalado na sede da Polícia Científica do Pará (PCEPA), em Belém, periciaram os 2.867 tabletes de entorpecentes apreendidos durante a Operação “Guardião do Norte”, realizada na noite do último sábado (13), no município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins. A operação foi comandada pela Polícia Civil.

De maneira detalhada, a perícia criminal constatou que, da droga apreendida, 2.587 tabletes eram de maconha e 280 de cocaína, que somados pesaram mais de 3 toneladas de entorpecentes. A apreensão é a maior já feita pelas forças de segurança do Pará.

“Contamos a quantidade, abre-se tudo e tira uma amostragem, faz-se o teste com reagentes para verificar se aquele material se trata de drogas de abuso e, posteriormente, faremos os testes específicos nos equipamentos em laboratório, como FTIR e cromatografia gasosa”, explicou Rosana Monteiro, perita criminal do Laboratório de Química Forense.

Ainda de acordo com a perícia, foi possível observar que os pacotes continham as estampas das bandeiras do Brasil, Colômbia e Equador, além da inscrição “Millonario” acompanhada do número 9. Os tabletes estavam envolvidos em plástico e camadas de fita, para garantir a proteção do material.

Trabalho essencial - A análise pericial foi determinante para a destinação da droga, uma vez que somente após a perícia foi possível prosseguir o inquérito policial e definir a incineração, realizada na tarde desta terça-feira (16).

"A Polícia Científica é fundamental nesse tipo de ação, pois precisamos comprovar para o Poder Judiciário que o material se trata de droga. Parabenizamos toda a equipe da PCEPA pela presteza, competência de elaborar os laudos, e que possamos, por meio desse documento, levar essas provas até o Poder Judiciário para que os verdadeiros culpados sejam enquadrados na forma da lei", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.

O trabalho dos peritos vai gerar o laudo definitivo, que tem prazo de entrega de até 10 dias, e será usado para autuação dos quatro suspeitos detidos com as mais de 3 toneladas de drogas. Todos já estão à disposição da Justiça.

Grande demanda - A participação da PCEPA em perícias de análise de drogas tem sido constante após nas apreensões de entorpecentes pelas forças de segurança, para produzir a prova material usada pelo Judiciário. “O Núcleo Avançado de Abaetetuba realiza perícias em drogas de abuso, que é uma de nossas maiores demandas, a qual buscamos realizar com maior agilidade possível”, disse o perito criminal Bernardo Maués, gerente do Núcleo de Abaetetuba da Polícia Científica.

"Como a segurança pública paraense está trabalhando cada vez mais no combate ao tráfico de drogas, a Polícia Científica vem investindo mais em tecnologias para agilizar as perícias,. Adquirimos recentemente um FTIR portátil, aparelho de infravermelho que faz a análise de drogas, e assim dando embasamento para o inquérito policial por meio de laudos oficiais", disse o perito criminal e coordenador das Unidades Regionais, Francisco Santos.

Texto: Amanda Monteiro - Ascom/PCEPA