Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional dos Caetés institui Unidade Dispensadora de Medicamentos

Num primeiro momento, unidade atenderá pacientes renais crônicos, após aumentará a assistência para os usuários dos 16 municípios vizinhos

Por Ascom (Ascom)
17/04/2024 10h19

Em Capanema, o Hospital Regional dos Caetés fundou, na segunda-feira (15), a Unidade Dispensadora de Medicamentos Especializados (UDME), que garante acesso a tratamentos essenciais, especialmente, para os pacientes com doença renal crônica em diálise.

Tatiana Chaves Gurjão, diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica, da Sespa, informou que a instituição da unidade dispensadora que atender, inicialmente, pacientes renais crônicos.

"Eles tinham que se deslocar a outros municípios para obter medicação. Futuramente almejamos aumentar os números de patologias e atender os demais usuários dos 16 municípios vizinhos. Desde já uma grande vitória, um grande marco aumentando o acesso de medicamento de alto custo da região”, afirmou Tatiana Gurjão.

A coordenadora de Farmácia do HRPC, Josielma Roxo, destacou a importância deste novo setor de atendimento que ‘’significa um grande avanço, nos tratamentos desses pacientes renais crônicos que agora terão mais acesso a medicação com seu devido amparo com a orientação de uma equipe farmacêutica preparada para dar suporte devido. Futuramente esses serviços serão estendidos para outras patologias”.

Paciente, Francisco Carlos Silva de Oliveira, 34 anos: "Feliz por mim e pelos pacientes que também serão beneficiados", disse ele. Francisco Carlos Silva de Oliveira, 34 anos residente do município de Capanema, paciente renal crônico da unidade foi o primeiro usuário a receber sua medicação, pelo novo serviço e parabenizou a iniciativa.

"Fico feliz não só por mim, mas por todos os demais pacientes que também serão beneficiados, tendo em vista antes tínhamos que nos deslocar até o município de Castanhal para conseguir acesso a medicação. Só tenho a agradecer a todos’’, disse o paciente.

Serviço:

O Complexo Hospitalar dos Caetés - composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés, pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista - integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.

Texto de Felipe Brito / Ascom CHC