Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Estado do Pará marca presença na reunião do Fornatur durante WTM 2024

Secretários e dirigentes do turismo brasileiro trataram de assuntos e demandas com especialistas em Turismo, representantes do Ministério do Turismo, Embratur e de outros segmentos.

Por Israel Pegado (SETUR)
17/04/2024 15h31

O Estado do Pará marcou presença na 19ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, na última terça-feira, 16. Antes da cerimônia de abertura oficial do segundo dia da "WTM Latin America 2024", o Pará foi representado pelo secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa. 

Os secretários e dirigentes do turismo brasileiro trataram de assuntos e demandas com especialistas em Turismo, representantes do Ministério do Turismo (MTur), Embratur e de outros segmentos.

Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, anunciou a confirmação de R$ 200 milhões de orçamento anual para a promoção internacional do Brasil. Ela também destacou a nova fonte de financiamento proveniente da taxação das bets, já aprovada pelo Senado, que beneficiará a Embratur e o Ministério do Turismo.

Ela também falou do projeto que vai permitir a contratação da Embratur por estados e municípios, sem precisar de licitação, para promoção internacional. O primeiro contrato foi assinado este ano para atuar com o programa Experiencias Brasileiras junto ao G20, que segue até dezembro. A promoção e algumas visitas técnicas a estados e município de projeção nacional já está acontecendo e abrem a possibilidade de aumentar o número de contratações para a promoção no exterior, seja em feiras e eventos relevantes de turismo.

Também foi confirmada pela Embratur a nova parceria ampliada com o Sebrae Nacional e o novo Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) de fomento a novos voos diretos e internacionais para aeroportos menos servidos.

O MTur convocou os estados a participarem do "Feirão do Turismo Conheça o Brasil". O evento acontecerá em dois momentos: de forma presencial, no dia 18 de maio, e de forma online, de 18 a 20 de maio. Essa iniciativa do ministro do Turismo, Celso Sabino, busca incentivar as viagens domésticas e promover as belezas naturais, a gastronomia e a cultura brasileira. O objetivo é que os visitantes saiam do evento com suas viagens de férias planejadas, movimentando a atividade turística durante a baixa temporada.

Os eventos presenciais serão realizados de forma simultânea em todas as capitais brasileiras que aderirem à estratégia, contando com o apoio dos governos estaduais, entidades representativas do trade turístico e instituições bancárias.

"É uma oportunidade única de trocar experiências e discutir as melhores práticas para o desenvolvimento do turismo. Reafirmamos nosso compromisso com o turismo sustentável e inclusivo, buscando sempre promover as belezas naturais, a cultura e a gastronomia do Pará. Estamos empenhados em participar ativamente do 'Feirão do Turismo Conheça o Brasil', para incentivar as viagens domésticas e mostrar todo o potencial turístico do nosso país. Além disso, estamos felizes em saber que a Embratur confirmou um orçamento anual de R$ 200 milhões, o que certamente contribuirá significativamente para a promoção internacional do Brasil e para impulsionar o turismo em nossa região, que certamente trarão benefícios para o Pará", concluiu o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.