Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

1º Torneio de Xadrez do CAEE da Seduc agita estudantes e trabalha novas técnicas de ensino

A competição visa estimular o raciocínio rápido dos estudantes e ser, ao mesmo tempo, uma atividade didática

Por Cristiani Sousa (SEDUC)
18/04/2024 16h33

Aprendizado e desenvolvimento de novas técnicas de ensino foram alguns dos elementos vivenciados pelos estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), durante o 1º Torneio de Xadrez, realizado na última quarta-feira, 17, por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação (NAAHS), que funcionará nas instalações da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, em Belém. O objetivo da competição é estimular o raciocínio rápido dos estudantes e ser, ao mesmo tempo, uma atividade didática.

Liliane de Mello, diretora do CAEE, destacou os benefícios da competição para os estudantes. "É considerado um jogo benéfico, como planejamento cognitivo, porque trabalha com estratégias. Traz também a capacidade de concentração, que é também interessante e importante para o desenvolvimento dos estudantes. Isso favorece o campo, não só estudantil, mas também o campo social, porque ele traz benefícios para a sua vida também pessoal. O xadrez disciplina os nossos estudantes, temos esse objetivo hoje", disse.

A coordenadora do NAAHS, Lícia Mara, comentou sobre a participação dos estudantes da rede no Torneio de Xadrez. "A nossa intenção é justamente chamar as escolas para estarem conosco. Nesse momento, o torneio acontece aqui na Escola Estadual Visconde de Sousa Franco e é o primeiro torneio que a gente está fazendo. E nós abrimos para todos os alunos da rede, não só para os alunos vinculados às questões de altas habilidades. Então, como o xadrez é uma estratégia pedagógica, porque desenvolve e aprimora algumas habilidades e também permite uma maior socialização entre os alunos, a gente fez questão de convidar toda a rede", afirmou.

Para o professor e presidente da Federação de Xadrez do Pará (FEXPA), Leonardo Silveira, o esporte ajuda no desenvolvimento cognitivo, incentivando o raciocínio rápido e melhora da memória do estudante. “O xadrez nas escolas é muito importante porque trabalha com a memória, com cálculo, com geografia, história, com tomada de decisão, com a memória fotográfica, sendo a coisa mais fantástica que tem no xadrez. Na prática do xadrez, com o passar do tempo, a gente vai criando essa memória fotográfica de gravar as coisas bem rápido, a questão de geografia e história, de gravar mapas, municípios, países, e a questão do cálculo. Então, esse evento é o início de grandes outros eventos que eu creio que vai ter na rede estadual e a gente está aqui para somar, para ajudar e levar conhecimento pessoal”, enfatizou.

Texto: Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc