Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup lança 3ª fase do Projeto 'Segurança por Todo o Pará' em Castanhal

Ações integradas reúnem um conjunto de forças de segurança até o dia 30

Por Roberta Meireles (SEGUP)
25/04/2024 12h59

Na manhã desta quinta-feira (25), foi lançada a Terceira fase do Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, na praça do Estrela em Castanhal, sede da 3ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP Guamá). O projeto coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com órgãos do Sistema Estadual de Segurança, além de órgãos federais e municipais, tem o principal objetivo de descentralizar a gestão e executar ações de combate a criminalidade de acordo com a realidade da região. 

Castanhal está sendo, mais uma vez, o ponto de partida para as ações do “Segurança Por Todo o Pará”, que iniciou há alguns anos, chegando agora em sua terceira fase, com a vinda dos gestores máximos dos órgãos de segurança pública, que articulam com gestores regionais para que a gente possa estudar os números, compreender a realidade local e realizar ações específicas para atender a demanda da região, destacou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social. 

O titular da Segup acrescentou, “O Pará tem várias regiões, cada uma tem seus pontos em que precisam ser trabalhados de forma mais específica. Portanto, nossa equipe veio algumas semanas antes, traçar esse planejamento junto com os gestores regionais e hoje a gente inicia a operação, que conta com o apoio de todas as forças de segurança do estado, mas também com a parceria da Guarda Municipal, Órgão de trânsito municipal, Prefeitura de Castanhal, que está cedendo também a parte social, inclusive, auxiliando no trabalho e abordagens de pessoas em situação de rua; além da PRF. Então nosso objetivo é que a gente possa, de forma integrada, demonstrar não só a força, mas também a integração que é fundamental para que a gente consiga os resultados para reduzir cada vez mais a criminalidade e seguir exercitando sempre essa integração que é fundamental para a segurança pública. Então, toda a estrutura está a disposição, inclusive com lanchas para as áreas fluviais, aeronave para dar suporte nas ações, para que a gente possa operar na melhor forma possível”, afirmou.

As ações serão desenvolvidas em três frentes: combate as práticas das organizações criminosas, com verificação de denúncias do 181, Identificação de pessoas e ambientes associados às práticas criminosas, rondas  Ostensivas Urbanas e Rurais; outra será no enfrentamento à perturbação do sossego alheio e poluição sonora por meio de fiscalizações, e ainda, o atendimento preventivo e encaminhamentos de grupos vulneráveis como pessoas que vivem em situação de rua, para estas sejam identificadas e recebam os encaminhamentos e cuidados necessários. 

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel 

Além das ações operacionais deflagradas de forma integrada, conforme o plano de cada instituição, também foi instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) na praça do Estrela, que será a Base para os alinhamentos dos pontos focais das forças de segurança durante o período das ações. Do CICCM também será realizado o monitoramento de imagens das 25 câmeras de segurança instaladas no município, para garantir o levantamento de informações e pronta-resposta caso haja alguma demanda, sendo um ponto estratégico para o recebimento de denúncias e informações da população.
No local, também serão oferecidos serviços em parceria com as Secretarias Municipais, como orientações de empreendedorismo; Cadastramento de Currículos; identificação e cadastro para moradores de rua. 

Além do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, também participaram do lançamento das ações, o Comandante-geral da PMPA, Cel QOPM Dilson Júnior; Delegado Geral da Polícia Civil, Walter Resende; Diretor da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, além dos comandos locais da PM e Corpo de Bombeiros, Superintendente da Polícia Civil; o Prefeito Municipal em Exercício, Enio Monteiro e outros representantes municipais e federais. 

"Segurança Por Todo o Pará" - O projeto é uma iniciativa que visa reduzir, continuamente, os indicadores de criminalidade no estado, levando para os municípios paraenses as práticas exitosas que foram intensificadas na Região Metropolitana desde o ano de 2019, início da gestão. No ano de 2020, o projeto foi apresentado nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) com oficinas monitoradas por agentes de segurança locais, visando traçar estratégias e montar um plano de ação eficaz para combater a criminalidade em cada região. Na ocasião, um plano tático operacional foi elaborado e também foi instalado um Comitê Integrado (CISPEDS) para gerir as situações dentro da RISP. Em 2022, o projeto retornou às regiões para a efetivação dos planos operacionais, com ações integradas, cumprimento de mandados judiciais, barreiras de fiscalização e ações educativas. Agora, em 2024, o Segurança Por Todo o Pará, inicia a terceira fase com novas estratégias elaboradas de acordo com a análise dos indicadores de cada região, para que as ações a serem efetuadas atendam as especificidades de cada uma.

Integração - As ações são integradas pela Segup, Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Castanhal, por meio das Secretaria de Saúde, Assistência e Indústria e Comércio, além dos Órgãos de municipais de trânsito, Guarda Municipal e Semutram.

O projeto segue com ações intensificadas até o dia 30 de abril.