Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABRIL LARANJA

Polícia Civil e Seac promovem ação de saúde e bem-estar de pets e apuram denúncias de maus-tratos contra animais

Na ação foi apurada 100 denúncias anônimas sobre crimes de maus-tratos praticados contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, em Belém e Ananindeua

Por Talison Lima (PC)
26/04/2024 14h31

Em alusão ao "Abril Laranja", mês da prevenção contra a crueldade animal, a Polícia Civil do Pará (PCPA), por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC), promoveu nesta sexta-feira, 26, uma força-tarefa cujo objetivo foi levar uma série de serviços voltados à saúde e bem-estar de animais de estimação, além da apuração de 100 denúncias anônimas sobre crimes de maus-tratos praticados contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana.

A programação incluiu consultas veterinárias, vacinação antirrábica e cadastro e exames pré-cirúrgicos de castração. O secretário de Estado da Cidadania, Igor Normando, destacou a importância de iniciativas na promoção do bem-estar dos animais e na sensibilização da população sobre a responsabilidade coletiva na proteção dos animais.

"Os animais são seres vivos e merecem ser tratados com o mais profundo respeito. É necessário implementar políticas públicas que assegurem isso. Na ação de hoje oferecemos serviços de cadastro para castração, cuidados veterinários e vacinação. As ações são realizadas em alusão ao Abril Laranja, que tem o objetivo de prevenir a crueldade animal e conscientizar a população sobre seu papel de proteção", ressaltou Normando.

Em outra frente de trabalho, equipes com coordenação da Delegacia de Proteção Animal, vinculada à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), com apoio de peritos da Polícia Científica (PCEPA), Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guarda Municipal de Belém (GBM) foram às ruas apurar denúncias de maus-tratos.

Delegado Dilermano Tavares, diretor da Demapa"Reunimos nossas equipes para intensificar as apurações de 100 denúncias de maus-tratos na Grande Belém. Nosso objetivo é zerar as denúncias através do Disque Denúncia 181, e a participação da população é fundamental para a responsabilização criminal de quem pratica crime contra os animais", disse o delegado Dilermano Tavares, diretor da Demapa.

Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Comissão dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados (OAB-Pa) e Ministério Público (MPPA) prestigiaram o evento.

Durante o evento, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a PCPA e SEAC que reafirma o compromisso das instituições em promover ações integradas para o bem-estar da sociedade. O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou a importância do ato.

"Certamente com esse termo de cooperação vamos ampliar a nossa atuação e ofertar uma rede maior de acolhimento e cuidado de animais. Estamos reforçando nossa frente de trabalho para combater os casos de maus-tratos e garantir que os animais tenham cada vez mais o carinho e a proteção que merecem", acrescentou o gestor.