Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Tailândia ganha 2ª escola com Supervisão Militar implantada pelo Estado

O governador Helder Barbalho participou da entrega da unidade educacional. No local, serão atendidos 800 alunos, do 6⁰ ao 9⁰ ano.

Por Carol Menezes (SECOM)
26/04/2024 18h19

Entregue nesta sexta, 26 de abril, a Escola de Supervisão Militar de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, em Tailândia, no nordeste paraense, é administrada pela prefeitura municipal, mas vai contar com a implantação da Supervisão Militar Educacional (Sume), um programa da Polícia Militar do Pará (PM-PA) que visa promover, a partir da presença de supervisores militares, a cultura de paz nas escolas. O governador Helder Barbalho participou da entrega da unidade educacional. No local, serão atendidos 800 alunos, do 6⁰ ao 9⁰ ano.

A escola Guaraci Mendes será a segunda em Tailândia a contar com o Sume. A escola José Edvar Coelho Frota já tem a iniciativa implantada. Além disso, outras nove escolas, em oito municípios, já funcionam sob a supervisão dos policiais militares: em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Marabá e Tucuruí.

As atividades do Sume buscam estabelecer estratégias junto às instituições educacionais municipais ou estaduais e às comunidades, implementando medidas de segurança, oferecendo suporte disciplinar e contribuindo para o desenvolvimento global dos estudantes. O objetivo é prevenir a violência e criminalidade e promover a cultura de paz e o exercício da cidadania.

O programa é uma iniciativa da Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou com as prefeituras locais. 

O Sume dispõe de um aplicativo criado com objetivo de estreitar os laços da família com a escola, possibilitando que o responsável tenha em tempo real informações do aluno, garantindo assim mais segurança aos pais e responsáveis.

Flávia Cavalcante e Natanael FariasFlávia Cavalcante é professora da escola e mãe de aluno, e aprova a implementação do programa. "Fico feliz porque isso vai proporcionar mais disciplina aos estudantes e em um ambiente de mais conforto. Espero que o Sume se espalhe por outras escolas dos municípios vizinhos", declarou.

Ivanir Santos é diretor da escola Guaraci Mendes, e confirma os ganhos para os alunos e para todo o município com a implementação do Sume. "Isso vai ajudar muito na formação deles, porque o sistema positivista contribui muito neste sentido", finaliza.