Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Região do Capim adere ao pacto de implantação do projeto 'Por Todas Elas'

Iniciativa do Estado já passou pelos municípios de Belém, Breves, Castanhal, Capanema e, agora, Paragominas, assistindo cerca de 22 mil paraenses

Por Milene Amaral (SEMU)
27/04/2024 09h28

O projeto "Por Todas Elas" passou por mais um município, desta vez, na Região do Capim, no município de Paragominas, no sudeste paraense. A ação é desenvolvida pela vice-governadora Hana Ghassan, pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Durante a programação voltada para o fortalecimento da participação feminina na política, foi assinado o pacto de adesão da região ao projeto "Por Todas Elas". A assinatura quer garantir a implementação do projeto na Região do Capim, trazendo mais políticas públicas voltadas para as reais necessidades das mulheres. 

Também foi feita a assinatura do termo de criação da Coordenadoria da Mulher, que deve ser implementada no município, ampliando o compromisso do governo do Estado e da prefeitura municipal, em prol das meninas e mulheres de Paragominas. Os documentos foram assinados pela vice-governadora, Hana Ghassan; pela titular da Semu, Paula Gomes; e pelo prefeito, Lucídio Paes. 

"É importante que a gente tenha esse momento de diálogo direto com as mulheres. E reforçar o quanto é necessário que nós, mulheres, estejamos na política. Apesar de todas as dificuldades que nós temos que enfrentar diariamente, é possível sim conciliar os nossos afazeres. Precisamos de mais mulheres na política e também ocupando outros cargos de liderança", reforçou a vice-governadora Hana Ghassan. 

A titular da Semu, Paula Gomes, também ressaltou a importância da participação feminina na construção de políticas públicas que venham, de fato, atender as demandas das mulheres. "Nós não queremos ser apenas cota na política, nós podemos participar da política de igual para igual. Nós podemos sim ocupar os espaços. Somos a maioria da população, do eleitorado, e nada mais justo que nós mulheres possamos caminhar junto com os homens na construção de uma sociedade cada vez melhor."

"Quero aqui agradecer todos os benefícios e serviços que o governado do estado trouxe hoje para a nossa cidade. É um momento histórico e que vem para beneficiar as mulheres de Paragominas", disse Lucídio Paes, prefeito do município.

Fortalecimento 

Durante a semana do evento, a Semu realizou no município, o monitoramento da rede de enfrentamento à violência e fortalecimento do conselho local. "Foi uma semana intensa de trabalho. Aqui nós visitamos todas as estruturas que atendem as nossas mulheres; Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher. E também realizamos o alinhamento para o fluxo de atendimento, para que, logo mais, a gente consiga elaborar um protocolo de atendimento específico para o município", explicou Márcia Jorge - Coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero. 

Por Todas Elas

A programação disponibilizou mais de 30 serviços de saúde e cidadania para a população. A dona de casa Eraltides Alves, mãe de quatro filhos e avó de oito netos, aprovou a iniciativa do governo. "Aproveitei para cortar o cabelo e fazer as sobrancelhas. Achei essa iniciativa muito boa, gostei demais dessa experiência. A ação está ótima, maravilhosa."

O projeto "Por Todas Elas" já passou pelos municípios de Belém, Breves, Castanhal, Capanema e, agora, Paragominas, atendendo e impactando de modo positivo a vida de mais de 22 mil paraenses.