Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto Saúde Digital é lançado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa

O Saúde Digital contará com profissionais médicos de clínica geral e diversas outras especialidades como psiquiatria, neurologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia

Por Governo do Pará (SECOM)
09/05/2024 16h30

A Universidade do Estado do Pará lançou, nesta quinta-feira (9), o Projeto Saúde Digital da Uepa, que visa oferecer assistência médica especializada em saúde para à população de diversos municípios do Estado por meio da internet. O objetivo é fortalecer a atenção à saúde e ampliar o acesso dos pacientes.

O lançamento ocorreu durante o Workshop da Saúde Digital e Telessaúde, promovido pelo Ministério da Saúde, Uepa e Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), durante os dias 9 e 10, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém. O Workshop pretende auxiliar na preparação da rede assistencial do município de Belém e da Região Metropolitana para sediar o evento da 30° Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro do ano de 2025 no Pará.

O Projeto Saúde Digital da Uepa atuará levando atendimento de qualidade remotamente, conectando o cidadão através da internet aos serviços de saúde do CCBS. A implantação do projeto, em parceria com o Ministério da Saúde, visa dar continuidade às atividades do Núcleo de Telessaúde do Pará já implantado, que coordena os serviços digitais de saúde e dá suporte à Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Ao reduzir os riscos, agravos e custos associados aos deslocamentos, o projeto "fortalece e mantém o cidadão e os profissionais que trabalham em áreas distantes por meio da inclusão digital. Além disso, busca aprimorar os cuidados de Atenção Primária à Saúde, por meio da integração digital e da promoção da educação à distância e utilização de recursos e modernas tecnologias de informação e comunicação digital”, destacou o professor e diretor do CCBS, Emanuel Sousa, coordenador do projeto.

O Saúde Digital contará com profissionais médicos de clínica geral e diversas outras especialidades como psiquiatria, neurologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia. Também farão parte do atendimento do Saúde Digital, fisioterapeutas e profissionais da enfermagem.

O espaço físico do projeto Saúde Digital, no Campus II da Uepa, contará com quatro salas de consultórios para atendimentos online com toda estrutura técnica de tecnologia e salas de recepção e coordenação.

Quais municípios serão atendidos no Saúde Digital?

"Cerca de 30 municípios já fecharam parceria para atendimentos por meio do projeto Saúde Digital, entre eles Bragança, Oriximiná, Salinópolis, Bom Jesus do Tocantins e Parauapebas. Os alunos dos cursos de saúde que atuarão no projeto receberão bolsas e cerca de 10 médicos especialistas estarão presentes de forma digital trabalhando para melhoria da qualidade de vida da população do estado", reiterou o Professor Emanuel Sousa.

O domínio da tecnologia na implementação das iniciativas da Saúde Digital possibilita um acesso rápido e seguro, com garantia de segurança e sigilo às informações técnicas e científicas por meio da internet entre profissionais da saúde, especialmente em diversas áreas médicas. Além disso, facilita o envio de exames e a análise de procedimentos à distância, auxiliando na elaboração de diagnósticos e viabilizando a discussão de opções de tratamentos.

Participaram do evento, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Jofre Jacob da Silva Freitas; o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Emanuel Sousa, coordenador do Núcleo de Telessaúde da Uepa; Eliete de Oliveira, representante do Departamento de Saúde Digital e Inovação, do Ministério da Saúde; Socorro Castelo Branco, Coordenadora do Núcleo de Telessaúde da UFPA; Jucilene Barbosa, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (COSEMS/PA); Delcimar Viana, Superintendente do Ministério da Saúde no Pará; Regina Feio, Superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA; Ana Paula Oliva, representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa); Pedro Anaisse, Secretário de Saúde no município de Belém e demais secretários de municípios do Pará.

“Por meio da saúde digital, melhoria da tecnologia de informação e a evolução do SUS conseguimos garantir mais recursos humanos para o território, qualificando e fixando os profissionais nas localidades mais remotas do país”, disse Eliete de Oliveira, representante do Departamento de Saúde Digital e Inovação/MS.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Jofre Jacob da Silva Freitas explanou que “como Universidade, cumprimos nossa missão de formar profissionais para o estado. Sabemos da dificuldade logística de se chegar até às localidades e que ainda faltam muitos profissionais de saúde no Pará”. E complementou: “Nossa região é endêmica em várias doenças, estamos aqui unindo esforços para melhorar o SUS por meio da Saúde Digital. A situação de saúde no Pará é urgente e a inclusão da saúde Digital no Pará é de fundamental importância e impacto para preservar a saúde da nossa população".

O Workshop prossegue até amanhã, no Campus II/CCBS, com debates e palestras sobre o SUS Digital, telediagnósticos, demonstração de teleconsultas e experiências exitosas em telessaúde no país. O Campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), fica na Trav. Perebebuí 2623, em Belém.

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)