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Construção de viadutos em Ananindeua viabiliza corredores alternativos para tráfego entre BR-316 e Belém

Governo assina Ordem de Serviço para construção de dois novos viadutos nesta sexta-feira (10). Objetivo é melhorar a mobilidade com rotas alternativas na entrada e saída de Belém

Por Thais Rezende (NGTM)
09/05/2024 17h42

O Governo do Pará assina, nesta sexta-feira (10), a Ordem e Serviço (OS) para dar início a construção de dois novos viadutos em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Os projetos foram concebidos após estudos do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e visam melhorar a mobilidade na região metropolitana de Belém, criando corredores alternativos para o tráfego entre a BR-316 e o centro da capital paraense.   

Os novos viadutos ficam localizados nos seguintes cruzamentos: avenida Independência com a Mário Covas, este terá 39 metros de extensão, e avenida Três Corações com a Mário Covas, com 44 metros de comprimento. Além destes, outros dois viadutos já estão em construção pelo NGTM na rodovia BR-316 com a av. Independência e com a Alça Viária. 

As obras visam a melhoria das condições de mobilidade entre a região metropolitana e o centro. “O NGTM elaborou projetos para os três principais cruzamentos da avenida Independência que não tinham solução viária adequada: BR-316, 40 Horas e Mário Covas. Dessa forma, a Independência poderia se tornar corredor alternativo entre a BR-316 e o centro”, explica Paulo Ribeiro, assessor técnico do órgão. 

Com os viadutos da av. Independência com a BR-316 e, a partir desta sexta-feira (10), com a Mário Covas, já estarão sendo executados. Já o viaduto previsto para a rotatória do 40 Horas segue em estudo sua viabilidade, em virtude da linha de transmissão que cruza o local.

Corredores alternativos de tráfego

Com os viadutos, a avenida Independência fica estruturada para ser um importante corredor alternativo de tráfego para acesso ao centro de Belém. “O viaduto possibilitará o livre trânsito ao longo da avenida independência, passando sob o elevado Mário Covas, sendo as conversões realizadas através dos retornos que hoje existem”, explica a engenheira Leila Martins, titular do NGTM.  

Martins detalha ainda a funcionalidade e importância do viaduto da Mário Covas com a Três Corações. “Com a alça do viaduto fazendo a ligação entre a avenida Três Corações e a avenida Mário Covas, será possível a livre conversão à esquerda para a saída da Três Corações, em direção ao centro de Belém, ingressando na avenida Mário Covas. Sob a alça do viaduto, existirá uma rotatória que facilitará as demais conversões, dando maior fluidez a um ponto crítico de circulação de Ananindeua, afirma a diretora do NGTM, Leila Martins.