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HJB conquista ONA 2 e consolida padrões elevados de qualidade no atendimento

Em Belém, o Hospital Jean Bitar (HJB) se destaca com a obtenção do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA), nível 2

Por Marcelo Zeno (HJB)
10/05/2024 12h39

O Hospital Jean Bitar (HJB), localizado em Belém, reafirmou seu compromisso com a excelência ao obter a manutenção do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Saúde (ONA, nível 2, conhecido como Acreditação Plena. Esta conquista destaca-se como um dos mais significativos reconhecimentos de qualidade e segurança no setor da saúde do Brasil. 

“Essa certificação comprova a excelência e o compromisso das nossas unidades hospitalares com a saúde da população. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento e sabemos que isso aumenta nossa responsabilidade em sempre oferecer serviços de qualidade”, disse a Secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz.

Ao investir nesse cuidado, a gestão e sua equipe multiprofissional já conquistou duas certificações: o nível 2 atual, que assegura padrões elevados de qualidade, segurança do paciente e gestão integrada, onde os processos fluem de maneira eficiente. Além disso, o HJB possui a certificação ONA 1, que garante disponibilidade de estrutura e excelência na assistência à saúde dos usuários. O processo de certificação para o ONA 2 teve início em agosto de 2020, sendo obtido em maio de 2021 e segue mantido até janeiro de 2025.

O reconhecimento nacional da gestão do HJB impacta positivamente na melhoria contínua do atendimento de seus usuários. Entre eles, está a Marluci Souza, 44 anos, de Belém, que estava acompanhada do marido e destacou sua satisfação pela assistência recebida. Importante ressaltar que o casal é usuário da unidade hospitalar. “O atendimento da cirurgia bariátrica que fiz foi maravilhoso, onde já realizei a minha há cinco anos e até hoje continuo usando os serviços do hospital para cirurgia de hérnia de disco e vesícula” Disse a diarista.

O marido, José Barbosa, 49 anos, também elogiou os serviços oferecidos pelo HJB. “Aqui o atendimento é excelente. Há anos passei por uma cirurgia de fístula. E agora voltei pra fazer outros procedimentos”, disse o motorista de caminhão.

Excelência de gestão- Em abril deste ano, o HJB completou oito anos de gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Pará, via contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Desde 2016, quando passou a ser administrada pelo Instituto, a unidade hospitalar só vem crescendo e mantendo sua referência no norte do Brasil, pela sua infraestrutura, desenvolvimento de projetos em saúde e qualidade contínua no atendimento de pacientes encaminhados, via Serviço Estadual de Regulação Estadual (SER), para atendimento no HJB.

Atualmente, a equipe multiprofissional conta com 361 colaboradores constantemente capacitados para manter a qualidade, segurança e humanização do atendimento. Outro ponto forte da atuação da unidade é voltado às ações sustentáveis para incentivar a consciência ambiental entre seus profissionais, usuários e acompanhantes, onde a unidade possui várias certificações.

O coordenador do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Yago Larra, disse estar orgulhoso em compartilhar mais uma conquista com a manutenção da certificação ONA 2. “Este resultado é a prova do nosso compromisso implacável com a excelência e aprimoramento contínuo na entrega de serviços de saúde de qualidade. Agradeço a toda a equipe pelo seu trabalho árduo e dedicação, garantindo que nossos padrões permaneçam elevados para proporcionar o melhor cuidado possível aos nossos pacientes", agradeceu o colaborador.

O diretor Executivo do HJB, o administrador hospitalar Giovani Merenda, disse que agora a meta é conquistar o nível 3 de excelência. "Estamos imensamente orgulhosos da conquista da renovação da certificação ONA 2 para o Hospital Jean Bitar. Esta é uma validação do nosso compromisso contínuo com a excelência na prestação de serviços de saúde. A Acreditação Plena reflete o nosso empenho em garantir padrões elevados de qualidade e segurança em todas as áreas do hospital. Quero expressar minha profunda gratidão à nossa equipe multiprofissional, por sua dedicação incansável tornaram esta conquista possível. Continuaremos avançando, buscando sempre aprimorar nossos serviços e proporcionar o melhor atendimento aos nossos pacientes", frisou o gestor.

Ele finalizou que, ao investir nesse cuidado, a gestão e sua equipe multiprofissional celebra a média superior de 97% do índice de satisfação de seus usuários, entre janeiro a março deste ano. “Estendo meus agradecimentos ainda ao Governo do Pará e da Secretaria de Estado de Saúde Pública pelo apoio para manter a oferta de serviços na rede pública do Estado”.

Atendimentos - De janeiro a março deste ano, o HJB já realizou 124.917 atendimentos, sendo 18.740 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 835 internações, 1.026 cirurgias, 101.193 exames gerais e 3.123 sessões multiprofissionais.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

Serviço:

O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB