Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Organização social é selecionada para gerir o Programa Biopará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/11/2017 00h00

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) divulgou nesta quarta-feira (01), por meio do Diário Oficial do Estado, o resultado da avaliação do edital de chamamento público nº 004/2017, destinado a selecionar uma Organização Social qualificada na área de desenvolvimento científico e tecnológico, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, conhecido como Biopará.

Após a avaliação dos documentos e programas de trabalho enviados à Sectet, a comissão de seleção do edital elegeu a Associação BioTec-Amazônia como gestora do Biopará. A OS foi constituída em outubro de 2016 com o objetivo de promover o uso sustentável da biodiversidade amazônica, em especial do estado do Pará, para fins de desenvolvimento econômico e social, bem como difundir o conhecimento e prestar informações e serviços nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. 

As atividades da OS serão desenvolvidas em eixos que dizem respeito, por exemplo, à governança inovadora e articulação estratégica a partir da construção de alianças entre atores do ambiente de inovação do Estado. Além disso, a BioTec-Amazônia pretende contribuir com a criação e aperfeiçoamento de leis estaduais de inovação e de incentivos fiscais, além de promover uma gestão estratégica da informação sobre ciência e tecnologia no Pará, com o objetivo de atrair novos negócios à região e favorecer parcerias entre a academia e o setor produtivo.

A celebração do contrato de gestão com a Sectet será feita após o período de contestação do resultado, que vai até 8 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 10 de novembro.

O Programa - O Biopará constitui uma ferramenta norteadora para elaboração de políticas públicas que possibilitem agregar valor às cadeias produtivas da biodiversidade estadual e regional, por meio de pesquisa e desenvolvimento e de prospecção de negócios inovadores no setor. Considera-se “gestão do Biopará” um sistema inteligente de governança voltado ao estímulo e apoio ao planejamento e desenvolvimento de uma economia dinâmica fundada no uso sustentável da biodiversidade, com a devida e adequada base científica e tecnológica.