Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Segup promove ação de conscientização e cidadania em alusão ao "Maio Laranja", no distrito de Outeiro

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança e órgãos parceiros visam conscientizar a população aproveitando o mês alusivo em combate à exploração sexual e violência contra crianças e adolescentes

Por Walena Lopes (SEGUP)
18/05/2024 13h12

"Finalmente consegui tirar a carteira de identidade do meu filho. Há tempos aguardava uma oportunidade como essa que aconteceu no dia de hoje, proporcionada pelo governo, para regularizar um documento de extrema importância como esse, que ajudará em todas as atividades da vida dele, como escola, posto de saúde e onde mais for necessário", disse a mãe do Valdemir de 9 anos, dona Erika, que participou na manhã deste sábado, 18, de uma ação social em alusão ao "Maio Laranja", mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Distrito de Outeiro, em Belém. 

A ação conjunta desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) juntamente com órgãos de segurança do estado, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação ParaPaz, Universidade da Amazônia (Unama), órgãos do poder judiciário, que por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA) organizaram uma manhã especial de atendimento social e serviços para os moradores do Distrito. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira, destacou a iniciativa dos órgãos em chamar a atenção do público para o tema, aproveitando para oferecer cidadania e direitos para a população. 

"A iniciativa da ação é justamente chamar a atenção para um tema que de extrema importância e sensível, como o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Justo nesta data alusiva e simbólica para a causa tão necessária e urgente. Desta forma, reunimos o máximo de órgãos e instituições parceiras para que pudéssemos oferecer essa grande ação de cidadania, além de atrair e chamar a atenção da população para a importância e conscientização do assunto, e assim, juntos enfrentarmos esse tipo de crime", ressaltou Luciano de Oliveira.

Cidadania - As atividades foram realizadas na Escola Municipal Pedro Demo e no pistão da praia do Amor e contaram com serviços voltados à população, tais como: emissão de documentos, atendimento psicossocial, orientação jurídica, divulgação dos canais de denúncia, atendimento médico, atividades lúdicas de sensibilização sobre o tema, como apresentação de teatro de fantoches, rapel, além de escutas especializadas por meio da Polícia Civil e da Fundação Parapaz.

A Segup participou com agentes e servidores da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) à frente do evento que auxiliaram os órgãos, além de realizarem orientações aos adultos, adolescentes e crianças sobre o tema, promovendo os canais de denúncia como o 181 e o WhatsApp da Iara, ambos do Disque-Denúncia.

O objetivo central da ação foi de oportunizar conhecimento e informações à população, conscientizando sobre as formas de enfrentamento do crime, além de reunir órgãos importantes para a execução das atividades, como explica o diretor da DPS, tenente-coronel Castro Alves, que coordenou as ações de defesa social, nesse sábado. 

“Estamos aqui hoje com órgãos da segurança envolvidos nas atividades, como a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além também da UNAMA, que está participando da nossa ação, oferecendo vários serviços, como assessoria jurídica, fisioterapia, farmácia, enfermagem. E ainda equipes da Sespa, que trouxeram serviços de saúde, como consultas médicas, vacinação, e uma variedade de serviços de saúde. Temos também a OAB, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público do Estado, instituições da Sociedade Civil, como a Cáritas, Pastoral da Criança, Sedeca e Emaus, todos oferecendo total apoio a essa ação de enfrentamento à causa da violência contra crianças e adolescentes” pontuou o coronel Castro Alves. 

Conforme o diretor da DPS, a estimativa de pessoas atendidas foi de 3 mil pessoas atendidas pela manhã até o início da tarde deste sábado. 

“Estamos satisfeitos com o quantitativo de público que conseguimos atrair, além de ajudar aquele que necessitam dessas ações a exemplo de uma comunidade indígena que vive aqui próximo do distrito de Outeiro, onde contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros para o transporte dessas pessoas que também precisam de orientação e serviços de cidadania” finalizou o direto da DPS.