Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RITMO ACELERADO

Vice-governadora visita obras do Estado para a COP 30 que avançam em Belém

Parque da Cidade e Porto Futuro II terão legado duradouro após a conferência da ONU na Capital Paraense

Por Ingo Müller (SECOM)
21/05/2024 13h10

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve na manhã desta terça-feira, 21, visitando duas importantes obras do Governo do Estado que estão sendo com construídas em Belém: o Parque da Cidade e o Porto Futuro II. Os projetos fazem parte das ações estruturantes que irão readequar Belém para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que será realizada em novembro de 2025.

Como presidente do comitê estadual para a COP 30, a vice-governadora pode acompanhar o andamento dos serviços que estão sendo executados e que estão aceleradas. Além de sua utilidade durante a conferência, estes dois projetos - Parque da Cidade e o Porto Futuro II - serão um dos principais legados da COP para o povo do Pará, que poderá desfrutar de novas opções de lazer e atrativos turísticos na capital paraense.

“É importante esse acompanhamento para que elas estejam dentro do cronograma previsto da COP para que a gente entregue, o mais rápido possível, à nossa população. Temos no Parque da Cidade um grande projeto urbanístico para a nossa capital, para a região metropolitana, e agora o Porto Futuro II que será um grande complexo, interligado com o terminal de passageiros, integrado com o Porto Futuro e a nova Doca. São obras de revitalização que garantem o embelezamento e a qualificação turística da nossa capital”, explica Hana Ghassan.

“Para nós é muito gratificante participar de um projeto desta envergadura, porque o final de tudo isso será trazer a população para aproveitar o momento da cultura, o lazer, o turismo. Mas para que este momento chegue é necessário que nós estejamos sempre presentes, acompanhando de perto o andamento destas obras que são extremamente importantes para o estado do Pará”, disse o secretário de obras públicas Ruy Cabral.

Ritmo acelerado

Segundo o diretor do projeto Infraestrutura Pará, Lourival Ferreira, as obras tanto do Porto Futuro II quanto do parque da cidade ocorrem em ritmo acelerado. “Nós estamos com todas as frentes em andamento. A recuperação estrutural está bem avançada, a gente está bem confiante que para a COP tudo isto aqui estará pronto. No Parque da Cidade também estamos em uma etapa importante, fazendo dois prédios principais que vão abrigar a COP. É muita gente e muto esforço, muito trabalho em conjunto, e isto pra gente está sendo muito benéfico”, explica.

Valorização do povo e da cultura

De acordo com a secretária de cultura Úrsula Vidal, as obras em andamento trarão benefícios para a população e também visibilidade para a região. “Nós vamos ter realmente aqui a extensão de um complexo turístico, de lazer, de fortalecimento da socio-bioeconomia. Nós vamos ter museus, o Centro Cultural da Caixa, o nosso parque de bioeconomia e inovação, espaços para a população também ter acesso a serviços”, elenca.

“Este será um espaço de geração de emprego e renda, de fortalecimento do turismo para a Amazônia, para o Brasil e o mundo. Um cartão de visitas extraordinário com esta incrível janela aberta para o rio, porque somos ribeirinhos e a nossa vocação é ribeirinha, mas com a sofisticação de equipamentos importantes que façam referência e respeitem nossa memória e nossa história”, conclui a secretária.