Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

‘Feirão de empregos’ atende mais de 700 trabalhadores com cadastro de vagas e entrevistas

Para os trabalhadores, as vagas disponibilizadas eram para a contratação imediata

Por Camila Santos (SEASTER)
23/05/2024 20h33

780 pessoas foram atendidas no feirão de empregos, voltado para trabalhadores da região metropolitana de Belém, realizado na manhã desta quinta-feira (23), na Usipaz Guamá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), disponibilizou vagas nas áreas de construção civil, serviço e comércio. Ao todo, 50 vagas foram voltadas a pessoas com deficiência. 

Quem circulava pelo feirão podia escolher entre os serviços de cadastro de currículos no Sistema Nacional de Emprego (SINE), a pesquisa de novas vagas, a emissão da carta de recomendação até a etapa final com a entrevista de emprego. 

Gleice Kellen, 37 anos, é moradora do Guamá e esteve na Usina em busca de uma oportunidade na área de atendimento ao público. “Eu cheguei aqui, fui para a triagem e como eu já tinha cadastro no Sine, me encaminharam direto para a entrevista. Gostei do atendimento, foi tudo muito rápido. Espero que tenha mais vezes”, reforçou. 

O evento também contou com um debate que reuniu gestores estaduais e representantes de associações comerciais, conselhos, federações e empresários para discutir políticas públicas voltadas à empregabilidade no Pará.

Everson Costa, supervisor técnico do Dieese-PA, afirma que a iniciativa responde aos investimentos e à riqueza apresentada pelo Estado que tem gerado mais vagas de trabalho e movimentado de forma positiva a economia. 

“Estamos falando de um feirão que vem para reforçar esse bom momento do mercado de trabalho no Pará, até porque o feirão só existe se as vagas também existirem. Não é em vão que somos o 11º estado que mais gera empregos formais do Brasil, e isso aqui é um reflexo das parcerias, da política pública agindo e a riqueza que o Estado tem apresentado para os próximos anos. Uma série de ações que serão fundamentais para que mais feirões sejam realizados e mais oportunidades possam surgir”, disse Everson.

Para os trabalhadores, as vagas disponibilizadas eram para a contratação imediata, com destaque para pintor de obras, servente de pedreiro, técnico em manutenção de elevadores, motorista de operador de Munk, mecânico, sinaleiro, atendente, operador de caixa e vendedor externo. 

“Estamos implementando e fortalecendo essa ação, a partir de uma orientação do nosso governador a fim de que o estado amplie as suas parcerias com o setor empresarial e ajude as pessoas que estão no dia-a-dia em busca de uma vaga no mercado formal. Nós estamos em um momento positivo, é bem verdade que a economia do Pará é dinâmica, é ágil, mas também não podemos deixar de reforçar que as iniciativas da gestão estadual com incentivo fiscal e logística ao setor produtivo faz toda a diferença. São obras públicas, estradas, creches em construção, usinas da paz, hospitais, obras estruturantes para a Cop 30. Então, os novos empregos gerados tem sim uma marca, um grande do esforço do governo. E nós, enquanto Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, temos nos esforçado para ajudar a aumentar a empregabilidade no Pará. Ainda reforço que novas ações serão realizadas, novos feirões para que ainda mais vagas sejam ofertadas”, frisou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, que acompanhou a atividade junto a outras representações.