Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Usuários do Natea dos Caetés recebem carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista

Por Governo do Pará (SECOM)
28/05/2024 20h58

Nesta segunda-feira (27), o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, recebeu a visita da coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, que entre outros objetivos, efetuou a entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), beneficiando mais de 10 usuários assistidos pela instituição. A ação faz parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que criou em 2020, a Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa).

“Hoje, entregamos um pouco mais de 10 carteirinhas aqui em Capanema, tendo em vista que temos enviado as demais com frequência, pois a demanda é muito grande. Para nós é muito importante estarmos aqui, e quando não conseguimos, enviamos os lotes para cá. É importante dizer que temos uma fila de espera grande e que precisamos, em breve, abrir o Natea de Bragança para, futuramente, estar abrindo mais espaço e diminuir a demanda do Natea Caetés”, frisou a gestora.

Entre os usuários beneficiados com a ação, está o pequeno Pedro Eduardo Bezerra de Oliveira, de 9 anos. Sua mãe, Shirley dos Santos Bezerra, de 31 anos, elogiou e agradeceu a iniciativa da Sespa. “Já estava aguardando a chegada e agora estou muito feliz, pois com ela posso identificar meu filho ao sair com ele. A identificação autista auxilia nos direitos que eles possuem. Só gratidão”.

O coordenador do Natea dos Caetés, Eduardo Machado, agradeceu a entrega das carteiras para os usuários atendidos na unidade. “Quero agradecer, mais uma vez, a presença de Nayara Barbalho, que se fez presente nas entregas das carteiras e visitou nossas instalações. Seu trabalho incessante em prol da causa autista fortalece ainda mais nosso trabalho, que é de imensa importância para cada usuário que atendemos aqui da região”.

Acesso aos serviços - Para ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés, é preciso seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo.

Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que têm a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Filipe Brito