Exposição do Prêmio 'Olhar de Servidor' está aberta à visitação no Centur
Na Galeria Benedito Nunes estão expostas as 40 fotos vencedoras da 3ª e 4ª edições do concurso, promovido pelo governo do Estado para valorizar o talento dos servidores
A exposição mostra o olhar especial dos servidores sobre as belezas de um Estado continental e diverso chamado Pará Com o objetivo de incentivar e reconhecer a produção de fotografias entre os servidores públicos estaduais, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), promove a 2° exposição do Prêmio “Olhar de Servidor". A mostra, que iniciou na manhã desta quinta-feira (01) e prossegue até 23 de agosto (sexta-feira), está aberta ao público, a partir de 10h, celebrando a criatividade e o talento dos servidores.
A exposição reúne 40 fotos vencedoras da 3ª e 4ª edições do concurso, na Galeria Benedito Nunes, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém. As imagens retratam desde paisagens naturais exuberantes até cenas do cotidiano das áreas urbanas e comunidades do interior do Estado. As fotos escolhidas são dos cinco primeiros colocados, em cada categoria, em 2022 e 2023.O público pode visitar a exposição na Galeria Benedito Nunes até 23 de agosto
“A exposição dos vencedores do ‘Olhar de Servidor’ é a concretização do objetivo final do concurso em promover a valorização do servidor público, permitindo que eles compartilhem o seu olhar artístico e o seu ideal do Estado do Pará”, ressaltou Glauber Cavalcante, diretor de Saúde Ocupacional do Servidor da Seplad.
Diversidade - Os visitantes da exposição têm a oportunidade de apreciar um panorama da diversidade do Pará, a partir do olhar sensível e criativo de seus servidores públicos. Cada fotografia exposta é acompanhada de uma breve descrição, permitindo que os visitantes conheçam um pouco mais sobre a história e a inspiração por trás de cada imagem.
“Sou apaixonada por fotografia e, todo ano, participo do concurso ‘Olhar de Servidor’. Eu estava grávida de seis meses quando fui de madrugada à Feira do Açaí para fotografar o amanhecer e a movimentação das garças brigando pelos peixes. Consegui capturar esse momento, no qual a garça ficou bem enquadrada com o relógio, e nunca achei que poderia ser a melhor entre tantos fotógrafos, que são tão bons. Fiquei bastante feliz com o resultado”, contou Karina Viana, servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Valorização - Ao incentivar a produção de artes visuais, o Governo não só valoriza seus servidores, mas também enriquece a cultura do Estado, proporcionando à população a oportunidade de apreciar obras de arte produzidas por aqueles que se dedicam ao serviço público.
Para o professor aposentado Ivan Tavares Junior, a exposição valoriza o olhar artístico dos funcionários públicos. “Acho louvável a iniciativa do Estado em promover a veia artística dos servidores, e expor elas aqui, na Galeria Benedito Nunes, na qual há realmente uma estrutura para realizar essa exposição” , disse Ivan.
O Prêmio “Olhar de Servidor" foi criado com o objetivo de estimular a expressão artística entre os servidores públicos do Pará. A competição busca captar momentos que refletem a beleza, a diversidade e a cultura do Estado. Servidores de diferentes órgãos e regiões participaram. As fotografias são avaliadas por um júri especializado.
Serviço: A 2ª exposição “Olhar de Servidor” está aberta à visitação até o dia 23 de agosto, de segunda-feira a sábado, das 09h às 18h. Entrada franca. A Galeria Benedito Nunes fica localizada no Centur (sede da Fundação Cultural do Pará), no bairro de Nazaré, em Belém.